ERP – eDocs NF-e Cancelamento – Rejeição 579: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-e não emitida em contingência / 580 Rejeição: O evento exige uma NF-e autorizada
Incidente
Ao gerar um evento de Cancelamento de NF-e/CT-e, a SEFAZ está rejeitando o evento com uma das seguintes rejeições:
- Rejeição 579: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-e não emitida em contingência;
- Rejeição 580: O evento exige uma NF-e autorizada.
Observação:
Em alguns casos, as duas rejeições são retornadas de forma concatenada.
Causa
Essa situação pode ocorrer quando:
- A SEFAZ Estadual demorar para sincronizar a autorização da NF-e/CT-e com o portal da SEFAZ Nacional. Por exemplo: a NF-e XX foi emitida as 14:41:09, contudo, ela foi sincronizada no Ambiente Nacional apenas as 16:17:03. Para autorizar o cancelamento de uma NF-e, a SEFAZ faz a consulta do status da nota, como o cancelamento foi solicitado antes das 16:17:03 a SEFAZ irá retornar a rejeição do cancelamento, exigindo uma NF-e autorizada. Ou seja, ele não estava conseguindo localizar a nota para efetuar o cancelamento;
- Quando o documento realmente não está autorizado no portal da SEFAZ.
Solução
Para verificar essa situação, siga os passos abaixo:
1. Efetue uma consulta da chave de acesso da NF-e/CTe no Portal da SEFAZ (clique aqui para acessar o portal da SEFAZ) e verifique a hora de autorização e a hora do recebimento da nota no Ambiente Nacional:
2. Se a hora da solicitação do cancelamento for inferior a data/hora registrado para o campo de recebimento no Ambiente Nacional, a SEFAZ não irá autorizar o cancelamento. Desta forma, aguarde um momento e solicite o cancelamento novamente, onde a data/hora de solicitação do cancelamento da nota seja maior que a data/hora do recebimento no ambiente nacional;
3. Para verificar a data/hora gerado pelo Gestão Empresarial | ERP no XML do evento de cancelamento, habilite no eDocs o campo Habilitar coleta de XML em Configurações / Gerais, aba Log:
3.1. Após habilitar a coleta de logs XML, solicite novamente o cancelamento da nota no Gestão Empresarial | ERP, pela tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal;
3.2. Para consultar o XML enviado a SEFAZ, no eDocs acesse a tela Configurações / Logs, aba XML.
Importante
As parametrizações referente a fuso horário podem impactar na geração da data/hora do evento de cancelamento pelo Gestão Empresarial | ERP, ocasionando estas rejeições. Desta forma, valide as parametrizações de Fuso Horário de acordo com as informações presentes na Documentação dos sistemas Senior. Clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, e pesquise por "Configurações de Fuso Horário e Horário de Verão" e localize a documentação completa desta rotina nas parametrizações do Gestão Empresarial | ERP.