ERP – Atualização Patrimonial– Baixa por quantidade, não considera a depreciação do Item baixado
Incidente:
No módulo Gestão de Patrimônio, ao realizar a atualização patrimonial de um Bem com baixa parcial por quantidade não é considerado a depreciação do Bem baixado.
Causa
Este incidente ocorre, pois o sistema não consegue calcular a depreciação proporcional em baixa parcial, seja esta por valor ou por quantidade.
Para a rotina de depreciação a data considerada sempre será o último dia do mês, e neste momento do cálculo ele não esta mais ativo, desta forma, o sistema executa apenas sobre as demais quantidades.
Solução
Para que seja calculado a depreciação proporcional deste item sugere-se o desdobramento das quantidades e baixa do item em quantidade 1, para isso, siga os passos abaixo:
1. Acesse a tela F001TPM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Patrimônio e cadastre uma transação com as seguintes características:
- Tipo Movimento '5' Desdobramento;
- Tipo Desdobramento 'I' por Quantidade de Itens.
2. Acesse a tela F670MAN- Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Movimentação / Geração, indique a data de referência, transação e o Bem a ser desdobrado e clique em Mostrar:
3. Informe a data de desdobramento, a quantidade e dados do novo Bem. Em seguida clique em Processar:
4. Ainda na tela F670MAN - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Movimentação / Geração informe o código do Bem criado e realize a baixa do mesmo: