ERP – eDocs Cadastros – O CNPJ/CPF informado já está sendo utilizado pela filial XX. Por favor, informe outro CNPJ
Incidente
Ao realizar o cadastro de uma filial informando o CNPJ/CPFque já existe cadastrado no eDocs, o sistema está apresentando a seguinte mensagem ao clicar no botão Salvar: O CNPJ/CPF informado já está sendo utilizado pela filial XX. Por favor, informe outro CNPJ.
Causa
Essa situação ocorre pois o sistema eDocs não permite que seja realizado o cadastro de Filiais com o mesmo CNPJ.
Solução
A necessidade de cadastramento de mais Filiais com o mesmo CNPJ/CPF no Gestão Empresarial | ERP geralmente ocorre para filiais que são consideradas Produtores Rurais, onde cada filial terá uma Inscrição Estadual diferente, porém compartilharão o mesmo CNPJ/CPF.
Para tratar essa situação, verifique as orientações a seguir:
1. Realize no Gestão Empresarial | ERP os cadastros de Filiais conforme a necessidade da empresa;
Observação
O Gestão Empresarial | ERP permite o cadastramento de mais de uma Filial com o mesmo CNPJ.
2. Para cada filial cadastrada, crie uma nova série fiscal para a emissão dos documentos fiscais;
2.1. Acesse a tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro e cadastre a nova Série;
Importante
As séries deverão ter séries legais diferentes. Caso contrário, ocorrerão falhas de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs.
2.2. O campo 'Dir. Arq. Doc. Eletrônicos' da tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro deve ser preenchido considerando a pasta Processar\<Documento_Eletrônico>, criada pelo eDocs para processamento dos arquivos .XMLs da Filial. Exemplo de diretório completo: \\Servidor\Senior\Integracao\Empresa1\Filial1\Processar\Nfe;
Importante
- Para as filiais com o mesmo CPF/CNPJ, o cadastro da série deverá apontar para o mesmo diretório de integração da empresa/Filial existente no eDocs;
- Para verificar o diretório de integração parametrizado no eDocs acesse Configurações / Filiais, aba Filial, sub-aba Geral e verifique o campo 'Diretório de integração (em descontinuação)';
3. Ao faturar um documento, o eDocs realizará a leitura do XML e enviará para validação na respectiva UF da SEFAZ.
4. Para visualizar documentos de uma Filial específica no eDocs, você poderá efetuar o Filtro pelo campo 'Inscrição Estadual Emissor', pois cada filial no Gestão Empresarial | ERP terá uma Inscrição Estadual diferente:
Observação
Caso a Empresa/Filial já existir no eDocs e não estiver acessível ao usuário, solicite ao usuário Administrador do eDocs para revisar a permissão do usuário em Configurações / Acessos.