ERP – eDocs Recebimento – Crítica Recebimento - A assinatura do documento não é valida
Incidente
Em NF-e / Recebimento, aba Recebimentos, o XML da nota não está integrando e ao verificar a aba Críticas de Integração é localizado a seguinte mensagem: A assinatura do documento não é valida.
Observação
Essa situação também pode ocorrer para documentos que integram pela rotina de manifestação do destinatário, onde a nota permanece com status Documento não Recebido em NF-e / Recebimento, aba Recebimentos e ao solicitar o download manualmente do XML é apresentado a mesma crítica de integração.
Causa
Esta situação ocorre quando a assinatura digital do arquivo XML enviado pelo fornecedor/SEFAZ não está de acordo com o manual do contribuinte. Seguem informações presentes no MOC (Manual de Orientação do Contribuinte) versão 7.0 da NF-e:
Solução
Para tratar essa situação, verifique os procedimentos abaixo:
1. Verifique com o fornecedor que enviou este XML, pois o arquivo não está de acordo com o manual do contribuinte e solicite um novo arquivo XML para integração com eDocs;
2. Se o XML estiver sendo integrado pela rotina de manifestação do destinatário:
2.1. Baixe o XML pelo portal da SEFAZ (clique aqui para acessar o link) e envie o arquivo via e-mail para recebimento no eDocs;
2.2.1. Se a crítica persistir, entre em contato com a SEFAZ para verificar o motivo da mesma estar distribuindo um arquivo XML sem validade na assinatura digital.
3. Verifique paliativamente a alteração do parâmetro que permite que o eDocs receba um XML com assinatura digital inválido:
3.1. Acesse a tela Configurações / Empresas, aba Recebimento, sub-aba Geral;
3.1.1. Defina o parâmetro 'Ativar validação da assinatura digital no recebimento de documentos' como 'Não'.
Importante
Caso seja realmente necessária a integração do arquivo XML que possui erro na assinatura digital e tenha-se certeza de que o documento tem validade legal (não se trata de uma fraude), o parâmetro citado acima poderá ser desativado. No entanto, você deve tomar muito cuidado ao desativar esse parâmetro, pois a assinatura digital de um documento eletrônico é o que prova de que o documento é legal e não foi alterado por nenhum processo após ter sido Autorizado pela SEFAZ. Indicamos que, ao serem integrados os documentos que precisam ser integrados sem a validação da assinatura, que o parâmetro 'Ativar validação da assinatura digital no recebimento de documentos' seja novamente alterado para Sim, evitando assim que documentos eletrônicos fraudados sejam integrados no eDocs.
Observação
O validador de XML da SEFAZ muitas vezes considera como válido um XML que possui problemas com sua assinatura digital. Para confirmar se a assinatura digital é válida, pode ser utilizado o validador da Receita Federal, clique aqui para acessar o mesmo.