12553 - eDocs: PrintService - Erro na impressão de documentos auxiliares
Problema: Descrição do Problema: a impressão manual e a impressão automática de documentos auxiliares (DANFE, DACTE, NFS-e, RPS, DAMDFE, CC-e) não está sendo efetuada pelo eDocs. No Monitor do eDocs, ao ser efetuada a solicitação de impressão, é exibida a mensagem de que a impressão foi enviada para a Impressora, no entanto o documento não é impresso.
No Log do PrintService é exibida a seguinte mensagem de erro:
2014-06-04 11:05:58,276 [15] ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Impressao.ImpressaoControlador - Erro ao processar impressão de documento auxiliar.
System.Exception: Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL>
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.RelatorioControlador.ImprimirDocumento(List`1 streamPaginas, String nomeImpressora, String nomeArquivo, Int32 quantidadeCopias, Boolean paisagem)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.DocumentoAuxiliarControlador.ImprimirLocal(ParametroImpressao parametroImpressao)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Impressao.ImpressaoControlador.ProcessarImpressao()
2014-06-04 12:56:01,486 [58] ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.RelatorioControlador - Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL>
Onde:
<NOME_IMPRESSORA> é o nome da impressora definida no PrintService que está sendo utilizada para impressão
<CNPJ_FILIAL> é o CNPJ da filial que está solicitando a impressão do documento.
Rotina / Tela: impressão de documentos eletrônicos quando é utilizado PrintService
Solução: Solução 12553: A mensagem de erro Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL> indica que o PrintService não conseguiu localizar a Impressora parametrizada no Configurador para conseguir enviar a impressão. Deve ser verificada a parametrização da impressora no Configurador do DE. Ela deve estar disponível no computador onde o PrintService está instalado.
IMPORTANTE: em alguns ambientes, o serviço do PrintService deverá ser instanciado com usuário administrador da rede/domínio/servidor para que possa ter acesso à impressora compartilhada na rede.
Observação: este problema é estritamente de ambiente e de parametrização, não sendo um problema no produto eDocs. Neste caso, se houver necessidade de apoio para resolução da questão, a área de Serviços da Senior poderá ser contatada para que um consultor possa auxiliar.
No Log do PrintService é exibida a seguinte mensagem de erro:
2014-06-04 11:05:58,276 [15] ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Impressao.ImpressaoControlador - Erro ao processar impressão de documento auxiliar.
System.Exception: Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL>
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.RelatorioControlador.ImprimirDocumento(List`1 streamPaginas, String nomeImpressora, String nomeArquivo, Int32 quantidadeCopias, Boolean paisagem)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.DocumentoAuxiliarControlador.ImprimirLocal(ParametroImpressao parametroImpressao)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Impressao.ImpressaoControlador.ProcessarImpressao()
2014-06-04 12:56:01,486 [58] ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.DocumentoAuxiliar.RelatorioControlador - Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL>
Onde:
<NOME_IMPRESSORA> é o nome da impressora definida no PrintService que está sendo utilizada para impressão
<CNPJ_FILIAL> é o CNPJ da filial que está solicitando a impressão do documento.
Rotina / Tela: impressão de documentos eletrônicos quando é utilizado PrintService
Solução: Solução 12553: A mensagem de erro Não foi possível encontrar a impressora: <NOME_IMPRESSORA>, documento: <CNPJ_FILIAL> indica que o PrintService não conseguiu localizar a Impressora parametrizada no Configurador para conseguir enviar a impressão. Deve ser verificada a parametrização da impressora no Configurador do DE. Ela deve estar disponível no computador onde o PrintService está instalado.
IMPORTANTE: em alguns ambientes, o serviço do PrintService deverá ser instanciado com usuário administrador da rede/domínio/servidor para que possa ter acesso à impressora compartilhada na rede.
Observação: este problema é estritamente de ambiente e de parametrização, não sendo um problema no produto eDocs. Neste caso, se houver necessidade de apoio para resolução da questão, a área de Serviços da Senior poderá ser contatada para que um consultor possa auxiliar.
Na documentação do sistema eDocs existem informações detalhadas sobre a parametrização para utilização da rotina, além de dicas sobre testes que podem ser efetuados para encontrar problemas nas parametrizações ou ambiente.