ERP - eDocs Impressão - Normalmente é permitida apenas uma utilização de cada endereço de soquete (protocolo/endereço de rede/porta)
Incidente
No processo de impressão do eDocs via PrintService, ao verificar o log PrintService.log e/ou Monitor.Log, é possível verificar falhas de comunicação com as mensagens abaixo:
- Normalmente é permitida apenas uma utilização de cada endereço de soquete (protocolo/endereço de rede/porta);
- There is already a listener on IP endpoint 0.0.0.0:1024. This could happen if there is another application already listening on this endpoint or if you have multiple service endpoints in your service host with the same IP endpoint but with incompatible binding configurations. ---> System.Net.Sockets.SocketException: Only one usage of each socket address (protocol/network address/port) is normally permitted
- Tcp channel protocol violation: expecting preamble.
Causa
Essa situação ocorre porque o PrintService configurado não está sendo inicializado adequadamente por uma falha de parametrização.
Solução
Para solucionar essa situação é necessário:
1. Verificar se a Porta definida no PrintService está disponível no Servidor onde o mesmo está instalado.
1.1 Para verificar a Porta utilizada, é necessário abrir o Configurador do eDocs (que é disponibilizado na pasta de instalação do eDocs - exemplo: C:\Senior\Sde\Configurador\Senior.SapiensNfe.Configurador.exe).
1.2 Após abrir o Configurador, verifique na aba Print Service a porta definida para esse PrintService, conforme imagem abaixo:
2. Caso seja identificada uma configuração incorreta da Porta, é recomendado que a mesma seja alterada, pois o sistema operacional Windows pode estar com problemas no controle das portas utilizadas.
2.1 A alteração da Porta é efetuada na aba Print Service do Configurador, conforme imagem já destacada anteriormente.
2.2 Após a definição da nova porta, é necessário acionar o botão Salvar do Configurador.
2.3 Acesse então a tela Configuração / Filial / aba NF-e / sub-aba Impressão do Monitor do eDocs e altere o parâmetro 'URL serviço de impressão', editando o número da porta do PrintService, definindo a nova porta configurada:
2.4 Após alterar as parametrizações, reinicie os servidores onde estão instalados o eDocs e o PrintService.
2.5 Após o reinício dos servidores, inicie os serviços do eDocs novamente e efetue o teste de impressão.
Observação:
- Caso necessário, clique aqui para acessar a Documentação completa sobre impressão no eDocs;
- As alterações de configuração no Configurador podem exigir a execução do mesmo com uma conta de nível Administrador no Servidor.
- Para realização de todo o processo descrito nesse artigo, caso haja necessidade, poderá ser envolvido o responsável pelos Servidores/Infraestrutura onde o PrintService do eDocs está instalado.