ERP - eDocs NFS-e Emissão - NFS-e tem status definido como Time-out no envio
Incidente
No processo de Emissão de NFS-e no eDocs, após haver o envio da NFS-e para a Prefeitura, a mesma foi alterada para o status de Time-out no envio.
Causa
A situação de Time-out no envio ocorre por falha de comunicação com a prefeitura logo após ter sido enviada a NFS-e para a Prefeitura, mas antes do eDocs receber o retorno sobre o envio.
Solução
Na documentação sobre a situação de Time-out no envio (clique aqui para acessar a documentação - https://documentacao.senior.com.br/documentoseletronicos/5.8.13/#html_ajuda/fremissaonfse.htm( é possível encontrar a informação sobre o comportamento do eDocs para determinar esse status: A NFS-e foi enviada, porém o time-out ocorreu antes do retorno na prefeitura. Quando ocorrer esta situação, o eDocs permanece tentando a consulta na prefeitura, caso ocorra a permissão a NFS-e será alterada para autorizada. Quando o sistema consultar a NFS-e nesta situação e detectar que ela não está autorizada, será gerado o evento Reprocessado e ela será reenviada para a prefeitura.
Sendo assim, o timeout de envio ocorre quando o eDocs tente se comunicar com os WebServices da Prefeitura porém não existe uma resposta deste WebService.
A situação pode ocorrer por problemas de internet por parte do ambiente onde o eDocs está instalado, porém é muito mais comum ocorrer por problemas de infraestrutura da Prefeitura, onde os WebServices ficam indisponíveis por um breve período.
Quando ocorre o Timeout de envio o processo padrão é que o eDocs reenvie estas NFS-e assim que a comunicação seja reestabelecida.
Caso o eDocs não faça esse reenvio automaticamente, mesmo que a falha de comunicação entre eDocs e Prefeitura tenha sido sanada, então temos uma possível falha no eDocs a ser analisada.
Em caso da situação no eDocs ficar como Time-out no envio e haja necessidade de forçar o reprocessamento do Documento, abaixo seguem orientações sobre comandos que podem ser realizados na base do eDocs para forçar a rejeição da NFS-e para que você possa reemiti-la posteriormente.
1. Execute o comando abaixo caso você para que o status da NFS-e possa ser alterado para Rejeitada no eDocs e permita nova emissão:
UPDATE N140NFS SET SITNEL = 14 WHERE SITNEL = 15
AND NUMNFV = NUMERO_RPS AND SEQFIL = CNPJ_FILIAL_EMISSORA
2. Execute o comando abaixo caso você para que o status da NFS-e possa ser alterado para Recebida ERP no eDocs e seja reenviada para a Prefeitura sem nenhuma alteração:
Atenção
Só utilize este comando caso tenha-se certeza de que a Prefeitura aceitará a emissão de uma NFS-e com data atrasada.
UPDATE N140NFS SET SITNEL = 10 WHERE SITNEL = 15
AND NUMNFV = NUMERO_RPS AND SEQFIL = CNPJ_FILIAL_EMISSORA
Importante
Sempre execute um comando SELECT antes do comando UPDATE com as mesmas cláusulas where do comando UPDATE, para que você tenha certeza de que somente as NFS-e corretas serão afetadas.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.