ERP - Integração Contábil - O valor do lançamento a crédito ou débito de uma nota fiscal está integrando de forma incorreta na contabilidade multiplicando o valor total da nota conforme a quantidade de rateios informada na mesma, a sequência utiliza regra
Incidente
No módulo Gestão de Contabilidade, ao realizar a integração contábil o valor do lançamento a crédito ou débito de uma nota fiscal está integrando de forma incorreta na contabilidade multiplicando o valor total da nota conforme a quantidade de rateios informada na mesma, a sequência utiliza regra parcial.
Causa
Este incidente ocorre, pois a regra parcial da forma de contabilização busca os valores da tabela base rateios por itens e a nota fiscal possui os rateios pelos dados gerais, o que ocasiona a duplicação de valores no momento da integração, pois a cada linha de rateio lançada, o sistema busca o valor dos dados gerais da nota, multiplicando assim o seu valor pela quantidade de rateios.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Defina o processo na sua empresa, se a nota fiscal terá o rateio nos dados gerais ou nos itens;
Observação:
Definindo os rateios pelos dados gerais, vá para o passo 3 deste artigo.
2. Sendo o rateio pelos itens, acesse a tela F000MRT - Finanças / Gestão de Plano Financeiro / Controle de Contas Financeiras / Manutenção de Rateios, e altere a forma de rateio da nota fiscal para os itens, clicando no botão Rateio:
2.1 Em seguida, clique no botão Itens:
2.2 Informe os rateios e clique no botão Ok:
2.3 Realize a integração da nota fiscal normalmente;
3. Sendo o rateio pelos dados gerais, acesse a tela F048FCT - Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Formas de Contabilização / Cadastro (Cadastro de Formas de Contabilização), informe o código da forma de contabilização. Na aba Itens informe a sequência que contabiliza o movimento e clique no botão Reg.Parcial:
3.1 Analise sua regra parcial e altere o cursor para que busque os valores pelo rateio dos dados gerais da nota e em seguida clique no botão alterar:
4. Integre a nota fiscal normalmente.
Observação:
Caso não utilize regra parcial na sequência da forma de contabilização, acesse o artigo de nossa base de conhecimento:
ERP – Integração Contábil – O valor do lançamento a crédito ou débito de uma nota fiscal está integrando de forma incorreta na contabilidade multiplicando o valor total da nota conforme a quantidade de rateios informada na mesma, sequência sem regra parcial.
Acesse aqui a documentação com informações sobre as formas de contabilização e exemplos de regras parciais.