ERP – Controle de bens – Como agrupar acréscimos vinculados a obra em andamento em outros Bens diferentes do principal durante o processo de conclusão da obra
Dúvida
Como agrupar acréscimos vinculados a obra em andamento em outros Bens diferentes do principal durante o processo de conclusão da obra, no módulo Gestão de Patrimônio?
Solução
Os bens vinculados a espécie Obra em andamento apenas aceita as movimentações de Baixa ou conclusão da Obra sendo ligados ao Bem Principal cadastrado inicialmente, para operações que envolvam o vinculo destes acréscimos com outros bens diversos, podemos sugerir:
1. Cadastre na tela F001TPM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Patrimônio (Transações do Patrimônio), Transação de Conclusão de obra com as seguintes características:
- Tipo Movimento= '21' Conclusão da Imobilização em Andamento:
1.1. Na aba integrações desta transação vincule transações de Transferências entre espécies e Agrupamento de Bens:
2. Na tela F670MAN - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Movimentação / Geração (Geração de Movimentos), indique a competência de conclusão, transação criada anteriormente e bem a ter a obra finalizada. Clique no botão mostrar e marque apenas os acréscimos a qual devem ser agrupados a este, deixando os que serão transferidos a outros bens sem ser selecionados. Após, clique no botão Processar:
Observação:
Com esta operação, os bens não selecionados não serão agrupados ao bem principal, sofrendo apenas a alteração da Espécie para a principal o que permite ao usuário transformar estes bens acréscimos em novos principais ou novos acréscimos.
Para maiores informações sobre os processos de transformar bens acréscimos, verifique os artigos:
ERP– Controle de Bens– Como transformar bens acréscimos em novos bens principais
ERP – Controle de Bens – Como transferir um bem Acréscimo a outro bem Principal