ERP – Projetos – Processos sendo bloqueados em projeto com controle mensal
Incidente
No módulo Gestão Orçamentária e Projetos, ao tentar lançar uma nota fiscal de entrada que gera títulos, vinculadas à ordens de compra, e informando um projeto com controle mensal no rateio, o bloqueio ocorre, mesmo que ainda exista saldo no mês de lançamento das ordens de compra.
Causa
Este incidente ocorre, pois este é o comportamento esperado. Considerando que a ordem de compra ainda é um movimento previsto para o módulo de projetos, o valor sempre será alocado de acordo com sua data de digitação. Mesmo não controlando mensalmente o projeto, ao ser gerada a nota fiscal a partir de uma ordem de compra, sempre será subtraído o valor da OC, e o valor dos títulos gerados pela nota fiscal será alocado no período de digitação da nota fiscal. Por exemplo: a Ordem de Compra foi digitada e era prevista para o mês 09, porém sua realização foi no mês seguinte (mês 10). A alocação passa a ser no mês 10, que é quando irá sair o dinheiro do caixa para o pagamento.
Solução
Para utilizar o orçamento do período onde foi digitada a Ordem de Compra até o final do processo, mesmo passando por vários meses, sugerimos que realize os passos a seguir:
1. Na tela F615PRJ - Finanças / Gestão Orçamentária e Projetos / Controle financeiro / Projetos, aba Complementos, mantenha o parâmetro Controla Valor por Mês como 'Não';
2. Na tela F615FPJ - Finanças / Gestão Orçamentária e Projetos / Controle financeiro / Fases, cadastre uma fase para cada mês do projeto. Assim, cada fase do projeto passa a ser um mês do ano e seu orçamento não deixaria de ser mensal;
3. Ao incluir uma Ordem de Compra, aponte a fase do mês correspondente. Posteriormente, ao lançar a nota fiscal via ordem de compra, a nota herdaria o rateio da OC e por consequência, o título gerado pela nota será alocado na fase/mês em que a ordem foi digitada.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.