ERP – Operações e Cálculos Fiscais – Na apuração do PIS os créditos por devolução estão menores que os créditos do mesmo tipo na apuração do COFINS
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, na apuração do PIS os créditos por devolução estão menores que os créditos do mesmo tipo na apuração do COFINS.
Exemplo crédito 41:
Base crédito 12 - CST 50 - Base 1.130,97.
Exemplo crédito 42:
Base crédito 12 - CST 50 - Base 9.636,84. (Valor correto)
Causa
Este incidente ocorre, pois existe notas fiscais com o campo Base/Valor de PIS por Substituição preenchidos indevidamente.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F660CIN - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Consultas / Nota Fiscal - Itens, selecione as notas fiscais na tela e verifique a coluna Base/Valor de PIS por Substituição, identifique qual nota fiscal está com essa informação e edite apagando o valor.
Observação:
A geração dos valores no cálculo é baseado nos movimentos de notas, outros documentos e outros, como a gama de informações retornadas pode ser gigantesca, adotamos alguns agrupamentos nos SQL, permitindo desta forma simplificar a operacionalização do cálculo e caso como o desta nota fiscal podem comprometer o funcionamento da rotina, independente de onde for escriturado é importante frisar que exista uma coerência na informação contida nos documentos.