ERP – CIAP – Como se comporta o CIAP ao criar um único Bem com quantidade maior que um
Dúvida
Como se comporta o CIAP ao criar um único Bem com quantidade maior que um, no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Caso, a nota fiscal tenha 1 sequencia com quantidade maior que um, e seja criado um único Bem é aproveitado o crédito total.
Caso, a nota fiscal tenha 4 sequencias com quantidade igual a um, e seja criado um único Bem é aproveitado o crédito da primeira sequencia.
Esse comportamento reflete no registro G140-Identificação do item do documento fiscal no SPED Fiscal, que é criado individual por Bem, e nele indicamos o número da sequência da nota fiscal:
Para ajustar esse processo e efetuar o crédito de todos os itens, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F670EBN - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Bem / Via Documento / Gestão de Recebimento ou pela tela F670EBI - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Bem / Via Documento / Gestão de Tributos (Cadastro de Bens via NFE - Tributos), liste a nota fiscal e crie um Bem para cada sequência:
Observação:
A única maneira de criar um único Bem a partir de sequencias diferentes é manual, pois as telas irão realizar a quebra corretamente.
Importante:
Conforme previsto na legislação vigente, especialmente com a introdução do Bloco G do SPED Fiscal em 2011, o controle do CIAP exige que cada bem seja tratado de forma individualizada. Isso ocorre porque o CIAP não contempla movimentações parciais, ou seja, cada bem é considerado único e pode ser baixado, transferido ou deteriorado, mas sempre como uma unidade distinta.
Por exemplo, quando cadastrar um bem com quantidade agrupada (3 unidades em um único código) e depois realizar a baixa de apenas duas unidades, o sistema não irá recalcular as parcelas do CIAP, pois compromete a apuração de crédito e a rastreabilidade exigidas pelo CIAP.
O Gestão Empresarial | ERP da Senior já atende à exigência legal ao permitir o cadastro de um bem para cada unidade adquirida, garantindo assim o controle individualizado necessário. Por isso, recomendamos fortemente que os bens que possuem controle de CIAP sejam cadastrados com quantidade igual a 1, evitando problemas futuros com movimentações e apurações.
Por fim, reforçamos que, para evitar inconsistências, foi desenvolvido o parâmetro Bloquear Movimentação Bens com CIAP na tela F070EPT - Cadastros / Empresas / Patrimônio (Parâmetros da Empresa para Patrimônio). Esse recurso, por padrão fica como 'S - Sim' e impede alterações indevidas, como baixas parciais, garantindo a integridade das informações e o cumprimento das exigências legais.
Para mais informações do CIAP, verifique o artigo ERP - CIAP - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração e cálculo do CIAP (Índice).