ERP – Apuração de Impostos – Como incluir o faturamento anual para cálculo do Simples Nacional
Dúvida
Como incluir o faturamento anual para cálculo do Simples Nacional, em uma empresa que já estava em atividade mas está sendo implantada agora no ERP?
Solução
Para o cálculo do imposto do Simples Nacional, será necessário a inclusão das receitas em um lançamento de venda de forma fictícia para todos os 12 meses retroativos, pois a rotina busca os 12 meses para determinar a alíquota para o imposto.
Para a inclusão do faturamento retroativo, realize os passos a seguir:
1. Na tela F020SNF-Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro (Séries de Notas Fiscais), cadastre uma série específica e informe uma espécie que não esteja relacionada ao convênio 57/95;
2. Em Tributos na tela F660NFV-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Nota Fiscal de Saída (Tributos - Notas Fiscais de Saída), cadastre 12 notas fiscais, uma para cada mês retroativo, com o valor contábil referente ao faturamento correspondente a cada mês;
3. Na tela F667AFM-Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Apuração de Faturamento / Empresa (Apuração do Faturamento Mensal), realize a apuração do faturamento em cada mês retroativo, para a rotina gravar as informações na tabela de faturamento;
4. Na tela F661PAI-Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração (Apuração dos Impostos), realize a apuração do imposto em cada mês retroativo, sem gerar título e guia, para a rotina gravar as informações na tabela de apurações;
5. Após feito o lançamento dessas notas e realizar apuração do faturamento e imposto, acesse a tela F070FEF-Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Tributos (Parâmetros da Filial para Tributos), e feche o período da filial.
Assim, como essas notas pertencem ao período anterior ao início da utilização do módulo Tributos, as mesmas não irão apresentar no Livro Fiscal e em outras obrigações acessórias.