ERP – eDocs NFS-e ISS Net / NotaControl – Crítica: - Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados. Número do RPS em que ocorreu o erro
Incidente
Foram realizados os testes em homologação na emissão das NFS-es e todas as notas foram emitidas com sucesso. Ao integrar em ambiente de produção, a nota foi rejeitada pela Prefeitura com a seguinte mensagem: Crítica: - Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados. Número do RPS em que ocorreu o erro.
Causa
Essa situação ocorre quando não foi realizado na Prefeitura a liberação de uma faixa de RPS para emissão de notas em produção.
Solução
Para tratar este cenário, siga as orientações abaixo:
1. Entre em contato com o suporte da Prefeitura e solicite a liberação de uma faixa de numeração de RPS para emissão de notas em produção;
2. Acesse a tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro e revise o cadastro da Série;
3. Acesse a tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais e refaça a nota fiscal novamente para integração com o eDocs;
Observação
- Caso a série fiscal do RPS liberada pela Prefeitura já exista no ERP, acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e emita a nota novamente.
Importante
Essa rejeição também poderá ocorrer quando for emitida uma NFS-e diretamente no site da prefeitura e for consultada a situação através dos botões Consultar ou Código de verificação. Ela ocorre porque pelo sistema da prefeitura é gerada uma NFS-e e que não possui vínculo com o RPS, que é o número utilizado para realização da consulta da situação.
Sendo caso de consulta, siga os passos abaixo:
1. Contate a prefeitura para que seja feito o vincúlo do número do RPS com a NFS-e, quando possível. Caso não seja possível, vá direto ao passo 2;
1.1. Após feito o vínculo, vá em NFS-e / Emissões / Botão Eventos / Botão Código de verificação, preencha o código de verificação e clique em Salvar código e atualizar.
Neste ponto a NFS-e deverá ser atualizada com a situação da prefeitura, caso continue com a mesma rejeição, a prefeitura deverá ser contatada novamente ou o passo 2 pode ser executado.
2. Realize o lançamento do RPS/NFS-e conform o artigo ERP – NFS-e – Como efetuar a geração e autorização manual de Nota Fiscal de Serviço gerada na Prefeitura.
Atenção
A ação do passo 2 deixará o documento autorizado no ERP, no eDocs, ele se manterá na situação de rejeitado, não havendo possibilidade de alteração.