ERP – Balanço Patrimonial – Como gerar as informações no relatório (CCCC025.GER) do Balanço Patrimonial
Dúvida
Como gerar as informações no relatório do Balanço Patrimonial (CCCC025.GER), no módulo Gestão de Contabilidade?
Solução
O relatório Balanço Patrimonial (CCCC025.GER) se trata de um modelo de exemplo para customização. Para ERP Full é necessário salvar com código maior que 100 e realizar as alterações necessárias. Ou seja, esse relatório deve ser parametrizado de acordo com o plano de contas de cada empresa.
Atualmente um Plano de Contas Contábil é elaborado de acordo com as necessidades e características particulares de uma organização. Por esta razão, o Balanço Patrimonial do ERP necessita de alguns passos iniciais antes de ser executado. Basicamente estes passos consistem em especificar quais as contas contábeis que são relevantes a um Balanço Patrimonial.
O ERP apresenta o modelo de relatório (CCCC025.GER), já com as informações iniciais e básicas para a geração de um Balanço Patrimonial.
Observação:
Como os Balanços Patrimoniais são específicos de uma empresa, é necessário salvar o modelo de relatório com um número maior que 100 (cem). Exemplo: (CCCC125.GER). Neste caso as informações específicas da empresa estarão garantidas após uma atualização de versão do ERP, pois o modelo de relatório (CCCC125.GER) sempre será atualizado e terá a característica de modelo inicial para um Balanço Patrimonial.
Para alterar o modelo atual, execute os procedimentos a seguir:
1. Acesse a tela Recursos / Implementações / Relatórios / Controladoria / Gestão de Contabilidade:
Selecione: Modelo / Abrir / Categoria: CC / Número: 025:
2. Após, selecione Visualizar / Eventos e posicione sobre Adicional_Patrimonial: Seção Adicional e clique no botão Editar:
3. Nesta tela altere as contas de acordo com o seu plano de contas.
O modelo (CCCC025.GER) possui uma seção de impressão que contém as informações mais importantes para o Balanço Patrimonial. Esta seção é chamada de Adicional_Patrimonial. Numa primeira visão, esta seção apresenta uma série de descrições e campos de valores e totais. Observe que o nome dos campos de valores e totais apresentam uma certa hierarquia de nomes para facilitar a utilização posterior:
Observação:
Não esqueça de salvar o arquivo em Salvar Como e mude o nome para um número acima de 100 (125 por exemplo):
4. O gerador de relatórios possui a característica de Regras. Estas Regras permitem atender determinadas particularidades que são peculiares para cada cliente.
Para isto, na seção Adicional_Patrimonial, temos um evento que é chamado antes de imprimir o Balanço Patrimonial. É neste ponto que as Regras permitirão a abertura para atender os casos específicos para este tipo de relatório.
Para isto, faça o seguinte:
4.1. No menu Visualizar / Propriedades, selecione a seção Adicional_Patrimonial: Seção Adicional;
4.2. Selecione a página Eventos;
4.3. Selecione Antes Imprimir para abrir o editor com a Regra exemplo do Balanço Patrimonial:
5. Este relatório possui algumas funções existentes para facilitar a busca do saldo contábil. Esta função é conhecida como Saldo. A função Saldo recebe a conta contábil que busca-se o saldo e para qual variável de valor ou total este valor será recebido.
Exemplo: Saldo(3011,TotalA1). Neste caso, o saldo da conta contábil 3011 será montado e o retorno deste valor será na variável TotalA1.
6. Para cada empresa, a conta contábil a ser informada deve ser revista. É fundamental que a definição das contas contábeis a serem trazidas estejam coerentes com o Plano de Contas da organização. O ERP propõe um Modelo de Plano de Contas e este relatório é baseado neste modelo. Ao mesmo tempo existe a possibilidade de criar novos Modelos de Planos de Contas e por isto que este Balanço Patrimonial deve ser ajustado.
7. No ERP, as contas devedores com saldo devedor, possuem saldo positivo. Já as contas credoras com saldo credor, possuem saldo negativo. Como o Balanço Patrimonial possui características de soma e subtração, algumas contas contábeis podem ser multiplicadas por (-1), para troca de sinal.
8. Na seção Adicional_Patrimonial, os campos de saldos e totais possuem uma hierarquia, como já foi citado acima. A regra exemplo também possui campos de saldos e totais com o mesmo nome que estão na seção. Isto significa que, estes campos serão mostrados no relatório pois possuem o mesmo nome. Exemplo: na seção Adicional_Patrimonial e na regra de exemplo temos um campo chamado TotalA1. Se este campo receber qualquer valor, este será mostrado no relatório.
Vale lembrar de que existe a possibilidade de criar um novo campo e passar a tratá-lo na regra.
9. Como o Balanço Patrimonial é tratado numa regra, abre-se a possibilidade de efetuar cálculos matemáticos como multiplicação, divisão, adição e subtração, executar comandos em SQL, alterar cores e fontes de campos de valor ou descrições entre outras.
Observação:
Além do relatório (CCCC025.GER), temos ainda alguns relatórios que verificam o plano de contas: DRE - Demonstrativo Resultado (CCCC028.GER) e DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (CCCC084.GER), que dependem de ajustes direto no gerador de relatório.
Outra maneira de criar uma demonstração contábil é utilizar o recurso de Visões Contábeis, este é mais simples e rápido de ser executado.
Para maiores informações, verifique o artigo:ERP – Visões Contábeis – Como montar uma visão a partir do plano contábil da empresa para criar um Balanço ou DRE.