ERP – Contabilidade de Custos – Quais as configurações para realizar o processo de retorno de industrialização para obter o consumo real de serviço quando o Fornecedor devolve a Nota Fiscal apenas com o CFOP 5124
Dúvida
Quais as configurações para realizar o processo de retorno de industrialização para obter o consumo real de serviço quando o Fornecedor devolve a Nota Fiscal apenas com o CFOP 5124, no módulo de Manufatura?
Exemplo cenário:
O cliente tem processo de remessa/retorno de industrialização e faz uso dos módulos de Manufatura e Custos.
É gerada ordem de serviço e realiza a remessa pela manufatura.
Quando o fornecedor devolve o serviço, ele devolve uma única nota apenas com os produtos e CFOP 5124
Não consegue vincular esse retorno à ordem de produção e ter o custo do serviço apurado pelo consumo real (pois o fornecedor não devolve nota de serviço).
A questão é, como ele pode realizar esse processo de retorno e realizar o vínculo com a OP para obter o consumo real de serviço pelo que veio em nota?
Solução
Hoje quando é realizado uma remessa/retorno é necessário que haja um retorno da Nota Fiscal com o serviço.
Observação
A Ordem de Compra enviada na remessa se refere a um serviço, dessa forma o sistema vai têm como compreender/tratar que uma OC de serviço corresponde a uma NF de Produto.
Importante
Por isso que deve-se ter uma NF de serviço.
Sendo assim há algumas opções:
Avaliar utilizar o identificador de regras CPR-000INESR01 - Esse identificador de regras permite que um produto de uma nota de remessa para industrialização seja recebido como serviço.
Clique aqui para acessar a documentação completa do identificador de regras CPR-000INESR01
Outra opção seria lançar manualmente os consumos via F631CRM_UTCC - Custos / Gestão de Contabilidade de Custos / Custo Integrado / Variação dos Materiais e Serviços / Consumo real/CMH (Consumo Real de Materiais e Serviços/Custo Médio Histórico);