EDOCS – Envio de E-mails – Como remover o endereço de e-mail do cliente no XML e manter o envio automático do mesmo
Dúvida
Como remover o endereço de e-mail do cliente no XML e manter o envio automático do mesmo?
Solução
Para remover o endereço de e-mail do cliente no XML e manter o envio automático, realize os passos a seguir:
1. Remova o E-mail do Cadastro;
1.1. Acesse a tela NF085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro (Cadastro de Clientes);
1.1.1. Localize o campo E-Mail para documentos eletrônicos;
1.1.2. Exclua as informações do campo;
1.1.3. Clique no botão Alterar;
Importante: Ao realizar este processo, a tag <email> não será mais gerada dentro do arquivo XML da nota fiscal. Como consequência, o envio automático padrão do EDOCS será bloqueado, o que é esperado.
Após remover o e-mail do XML, você precisa de um novo método para enviar o documento ao cliente. Existem duas alternativas:
Envio via WebService de E-mail do EDOCS
Observação: Nesta abordagem, o seu sistema ERP se torna o responsável por comandar o envio do e-mail através de um serviço do EDOCS.
2. Acesse a tela de configurações do EDOCS (Configurações > Geral > Integração);
2.1.1. Ative o WebService de E-mail conforme exemplo abaixo;
Observação: Para mais informações, consulte o artigo EDOCS – WebServices – Como realizar a chamada do WebService do eDocs por um aplicativo de Terceiros.
2.2. No seu Software Emissor cadastre o WebService com a porta MarcarEnvioEmail;
2.3. Armazene os E-mails dos destinatários em campos personalizados no cadastro do cliente dentro do ERP (já que o campo padrão estará vazio). Para mais informações sobre a requisição de MarcarEnvioEmail, segue documentação do WebService de E-mail Interface IEnvioEmailServico;
2.4. Crie uma Automação no ERP (um processo agendado, por exemplo) para monitorar notas recém autorizadas (tabela E140IDE);
2.5 Dispare o Envio: Quando a automação identificar uma nova nota, ela deve buscar os e-mails dos campos personalizados e acionar o WebService do EDOCS para realizar o envio;
Observação: a tag <email> não pode ser alterada via regra no ERP. Portanto, o cadastro padrão deve permanecer sem e-mails quando essa automação estiver ativa.
Disponibilização via Portal de Autoatendimento
Observação: Esta opção centraliza o acesso aos documentos e elimina a necessidade de gerenciar listas de e-mail para envio.
3.1. Crie ou adapte um portal de autoatendimento para disponibilização dos documentos eletrônicos (XML);
3.2. Realize a integração com o WebService de Download do EDOCS, que permite a obtenção do XML a partir da chave de acesso do documento.
Observação
Essa alternativa centraliza e organiza o acesso às informações fiscais, elimina a necessidade de envio por listas de e-mail e mitiga riscos de segurança relacionados a fraudes durante a entrega;
No processo de envio das notas para a SEFAZ, criminosos/golpistas estão conseguindo gerar a chave de acesso do XML e partir disso, acessam informações sensíveis como o endereço de e-mail do destinatário. Com posse desta informação, estão encaminhando e-mail com boletos fraudados, para aplicação de golpes nos clientes. As sugestões citadas acima são uma forma de contornar este cenário, para que não seja gerado a informação no XML, mas que ainda seja mantido o envio automático dos e-mails.