HCM - S-1210 - Grupo 'Informações relativas a planos de previdência complementar' deve ser preenchido
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao realizar o envio do leiaute S-1210, é retornada a mensagem: Grupo 'Informações relativas a planos de previdência complementar' deve ser preenchido.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois no leiaute S- 1200 consta o evento com característica de Férias, mas no recibo de férias do colaborador não consta o evento, devido no cadastro do evento estar assinalado como tipo 4-Outros, dessa forma o sistema não encontra no liquido de férias o valor do evento, pois ele não faz parte de proventos e descontos, e não leva nenhuma informação de previdência complementar no leiaute S-1210.
Solução
Para que esta mensagem não seja apresentada no retorno do envio do S-1210, realize os passos a seguir:
1. No módulo Administração de Pessoal acesse a ficha financeira do contrato no menu Colaboradores / Férias / Recibos, clique em Alterar e selecione o colaborador;
1.1. Verifique os eventos lançados no recibo de férias que esteja relacionado a Previdência Complementar e anote o código;
2. Acesse o menu Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro, selecione o evento conforme o passo 1.1, na aba Incidências informe o campo Natureza eSocial 0001 - não válido para o eSocial:
3. Acesse eSocial / Rubricas / Ajustar Rubricas e processe o ajuste de rubrica, considerando o recibo de férias: HCM – Ajustar Rubricas – Como realizar o ajuste de rubricas de eventos no recibo de férias;
4. Acesse eSocial / Gerar Tabela, gere tabela de rubricas;
5. Acesse eSocial / Eventos Periódicos / Envio Declaração Mensal, retifiquei o leiaute S-1200 enviado HCM – S-1200 - Como Retificar o leiaute S-1200 já enviado;
6. Processe o leiaute s-1210, como tipo 2;
7. Valide a informação dentro do leiaute S-1210.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.