ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como otimizar execução de rotinas relacionadas a Contas a Pagar e Contas a Receber (inclusive rotinas vinculadas como rotinas de Mercado e de Suprimentos)
Dúvida
Como otimizar execução de rotinas relacionadas a Contas a Pagar e Contas a Receber (inclusive rotinas vinculadas como rotinas de Mercado e de Suprimentos)
Solução
Importante
Muitos processos do sistema vinculados a Contas a Pagar e Contas a Receber estão vinculados a execução de outros processos de outros módulos. Exemplo: você gerará uma Nota Fiscal de Saída que gerará um título no Contas a Receber. Portanto, a revisão das parametrizações da área de Finanças pode impactar diretamente na execução de processos de outras gestões do ERP.
1. Revalide as transações da base de dados do sistema com relação à atualização de Histórico e Saldos
A atualização de Saldos e Históricos de Clientes/Fornecedores deve estar habilitada apenas para transações que façam sentido atualizar essas informações.
Exemplo de um cenário onde não faz sentido a atualização de Saldos/Históricos: é efetuada a integração de Vendas originadas de um sistema de Varejo que encaminha ao ERP essas vendas todas atreladas a um único Cliente (Consumidor Final). Para integração dessas vendas, pode-se utilizar uma transação específica, onde a transação do Contas a Receber esteja definida para não fazer a atualização de Saldos e Históricos dos Clientes, evitando então concorrência/locks para atualização desse Cliente.
Sendo assim, execute as seguintes verificações:
1.1. Valide todas as transações do Contas a Receber que estão com os campo 'Atualiza Saldos Históricos Cliente/Grupo/Portador' e 'Atualiza Outros Históricos Cliente' definidos como 'S'. Esses campos podem ser verificados na tela F001TRE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Receber, conforme exemplo abaixo:
1.2. Valide todas as transações do Contas a Pagar que estão com os campo 'Atualiza Saldos Históricos Fornecedor' e 'Atualiza Outros Históricos Fornecedor' definidos como 'S'. Esses campos podem ser verificados na tela F001TPA - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Pagar, conforme exemplo abaixo:
1.3. Para verificar rapidamente todas as transações na base de dados que estão com a atualização de Saldos e Históricos habilitada, você pode executar o seguinte select na base de dados:
SELECT CODEMP,LISMOD,CODTNS,RECASH,RECHIS,PAGASH,PAGHIS FROM E001TNS
WHERE (RECASH = 'S') OR (RECHIS = 'S') OR (PAGASH = 'S') OR (PAGHIS = 'S')
ORDER BY CODEMP,CODTNS
1.4. Desative a atualização de Saldos e Históricos de todas as transações que não precisem atualizar essas informações.
Observação
Para mais informações sobre o questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice).