Konviva | Ecommerce Administrador
Além dos cursos gratuitos disponíveis no seu Catálogo, você também pode oferecer cursos pagos por meio do Módulo e-commerce. Para realizar a configuração para a venda dos seus cursos, você deverá fazer o login com o perfil de Administrador. Além disso, para comercializar seus cursos, será necessário que você tenha uma conta do PagSeguro do tipo vendedor ou empresarial, com Nome de usuário e Token para Integração. No menu Administração, você tem acesso à opção Gestão de pagamento e pode realizar as seguintes ações:
- Configurar meios de pagamento;
- Acompanhar pedidos;
- Administrar descontos;
- Acompanhar pedidos de pagamento manual; e
- Gerar relatório de pedidos de pagamento manual.
A configuração de valores referentes a Cursos, Turmas e Categorias, deve ser realizada diretamente dentro do Catálogo. Para poder comercializar seus cursos, acompanhe as etapas disponíveis no menu Gestão de pagamentos. 1. Configurar meios de pagamento A principal ação está relacionada à configuração dos meios de pagamento. No menu Administração, clique em Gestão de pagamentos e, em seguida, em Configurar meios de pagamento. Nesta opção, você poderá inserir o seu nome de Usuário da sua conta do PagSeguro, assim como o seu respectivo Token para integração. Basta incluir as informações nos campos específicos e clicar em Salvar para finalizar.
2. Acompanhar pedidos Com os meios de pagamento configurados, após os usuários efetuarem a solicitação ou compra de algum curso, você poderá acompanhar o status de cada pedido em Pedidos. Para acessar esta opção, clique no menu Administração, Gestão de pagamentos e, em seguida, em Acompanhar pedidos. Nesta opção, você poderá visualizar o status de cada pedido realizado e verificar quais foram aprovados, finalizados, cancelados ou rejeitados. Além disso, poderá também conferir quais cursos e turmas estão vinculados a cada usuário, identificando qual pagamento realizado por cada um deles.
3. Administrar descontos Na plataforma, é possível criar e administrar descontos para cada curso ofertado. Para isso, no menu Administração, clique em Gestão de pagamentos e, em seguida, em Administrar descontos. Nesta opção, você poderá configurar descontos que posteriormente serão vinculados a uma Turma, um Curso ou uma Categoria no Catálogo. Em Administrar descontos, você poderá visualizar todos os descontos criados, seus tipos, se estão disponíveis ou não, quantas vezes foram utilizados, valor ou porcentagem aplicada, assim como seu status.
Para adicionar um código promocional, clique em Adicionar. Você pode gerar automaticamente um código ou personalizar o seu próprio código. Para gerar um código pelo sistema, clique em Gerar aleatório. O código gerado aparecerá no campo indicado. Caso deseje personalizar um Código promocional, basta digitá-lo no campo.
Em seguida, selecione o Tipo do desconto a ser adicionado. Este desconto pode ser Fixo ou Percentual. Após definir o tipo de desconto, selecione na lista a Situação, ou seja, se o desconto criado deverá ficar Ativo ou Inativo. Em seguida, inclua o Valor do desconto a ser aplicado. Lembre-se que este valor deverá estar de acordo com o Tipo de desconto. Você também poderá definir o tempo de vigência do código. Basta selecionar a Data de vencimento desejada no campo. Você deverá também inserir no campo indicado a quantidade de vezes que o desconto poderá ser utilizado por usuário. Caso deseje liberar o código para uso Irrestrito, pode deixar selecionada a opção Permitir que o mesmo usuário utilize o desconto mais de uma vez.
Os descontos serão aplicados conforme a associação que você configurou no seu catálogo, então, caso deseje oferecer um desconto global que poderá ser aplicado a qualquer Curso/Turma, poderá selecionar a opção Global.
Para guardar as configurações do código criado, basta clicar em Salvar. Após salvar as configurações, você será automaticamente redirecionado para a página com os códigos promocionais criados.
Nesta tela, você poderá visualizar o seu novo código junto aos demais códigos existentes. Caso deseje criar um novo código, basta repetir os procedimentos, clicando em Adicionar. Para editar um código criado, basta clicar no Lápis, e para excluí-lo, clique na Lixeira. 4. Pedidos de pagamento manual No menu Administração, clicando em Gestão de pagamentos e, em seguida, em Pedidos de pagamento manual, você poderá visualizar as informações de turmas, cursos ou categorias de catálogo com preço que foram registradas como pagamento manual quando da solicitação da matrícula do aluno. Lembre-se de que o aluno não terá acesso ao curso até que o pagamento seja efetuado pessoalmente e esteja registrado como aprovado nesta área do sistema. Caso o pagamento do aluno seja rejeitado, ele não poderá acessar o Curso até que solucione a sua situação. Você pode realizar a busca de pagamento pelo Nome do aluno. Basta digitar a informação desejada no campo e clicar em Buscar.
Em Situação, você pode verificar o status de Todos os pagamentos, verificar os que estão Aguardando pagamento, e consultar os que estão com status Pago ou Cancelado.
Em Pagamento, você poderá verificar todos os pagamentos registrados ou consultar os que foram identificados com um tipo específico de pagamento.
Esta funcionalidade é apenas para consulta dos pagamentos. 5. Relatório de pedidos de pagamento manual No menu Administração, clicando em Gestão de pagamentos e, em seguida, Relatório de pedidos de pagamento manual, você poderá acompanhar os pedidos que estão em aberto, os que foram aprovados ou rejeitados. Para gerar o relatório, basta selecionar a data de início e fim do Período desejado. Em seguida, selecione a Situação do pedido. Você poderá gerar o relatório com todos os pedidos ou apenas daqueles que estão aguardando pagamento, pago ou cancelados. Basta selecionar a opção na lista.
Você também poderá selecionar na lista o Tipo de pedido a ser incluído no seu relatório.
As demais opções a serem incluídas no relatório são Curso, Turma, Unidades e Usuários.
Curso Clique em SELECIONAR CURSO e, na nova janela, você poderá procurar o curso desejado por seu Código ou Nome no campo de busca ou selecionar diretamente um dos cursos disponíveis na lista apresentada. Você poderá modificar a visualização da quantidade de itens. Para isso, basta clicar em Exibir. Você poderá configurar a visualização de até 100 itens em uma mesma página. Observe que ao lado de cada curso, está disponível para visualização a sua respectiva Modalidade e Situação.
Para finalizar, basta clicar em CONFIRMAR. Turma Para selecionar a Turma, basta clicar em SELECIONAR TURMA e, na nova janela, selecionar a turma desejada. Nesta opção, você poderá visualizar também a Situação de cada uma das turmas. Para finalizar, após selecionada a turma, clique em SELECIONAR.
Unidades Para selecionar as unidades do relatório, clique em SELECIONAR. Na nova janela, você pode selecionar todas as unidades cadastradas, clicando em SELECIONAR TUDO, ou selecionar apenas algumas unidades. Caso se equivoque ou tenha dúvidas em sua seleção, não se preocupe. Basta clicar em LIMPAR SELEÇÃO e repetir o procedimento.
Quando tiver as unidades desejadas selecionadas, clique em CONFIRMAR. Lembre-se de que você também pode Incluir subunidades na busca. Para isso, basta selecionar o campo correspondente.
Usuários Em Usuários, clique em SELECIONAR para incluir os dados de usuários em seu relatório.
Basta selecionar o usuário desejado e clicar em CONFIRMAR. Com todos os campos configurados, você poderá escolher o formato do seu relatório. As opções disponíveis são Excel e CSV. Clique no formato de sua preferência e aguarde o sistema gerar o relatório. O arquivo estará disponível em seu computador em questão de segundos, no formato desejado. Se você estiver usando o navegador Chrome, estará disponível no canto inferior esquerdo da sua tela.
Caso esteja utilizando o navegador Firefox, estará disponível uma seta em azul indicando o carregamento do arquivo, no canto superior direito da sua tela.
Se não conseguir visualizar o arquivo, verifique sua pasta de Downloads. Os dados apresentados no relatório são curso, turma, período, login, nome completo, unidade, preço, data do pedido, data de pagamento, data da transação, responsável, tipo, status e número do pedido.