Konviva | Assessment
O Assessment é um tipo de avaliação que tem como objetivo avaliar o conhecimento prévio do aluno em relação aos cursos da trilha nos quais ele ainda não possui aprovação.
Dependendo do seu desempenho no assessment, o aluno pode ganhar equivalência temporária ou permanente em um ou mais cursos na trilha, incrementando o seu índice de capacitação da trilha.
A equivalência obtida também pode ser perdida, caso o aluno faça um assessment posterior, configurado para perder equivalência no mesmo curso. Ou ainda, quando a equivalência é temporária, ela é perdida quando o seu prazo é expirado.
Como habilitar o Assessment?
Para habilitar a funcionalidade de Assessment em seu ambiente, é necessário abrir um chamado junto à equipe de suporte.
Após a habilitação realizada pelo suporte, o administrador do ambiente poderá ativar ou desativar conforme necessário, diretamente no menu: Configurações > Módulos.
Cadastrando um Assessment
- Assessment
Após a ativação do módulo de Assessment, será disponibilizado no ambiente um novo menu chamado Assessment.
Dentro dele, o administrador terá acesso a dois submenus: Administrar Assessment e Administrar Aplicação.
Para cadastrar um novo Assessment, acesse o menu Assessment > Administrar Assessment e clique no botão Cadastrar Assessment.
Você será direcionado para a página de cadastro do Assessment:
Nome: Insira o nome do assessment
Imagem do assessment: Insira uma imagem que represente o Assessment. A imagem deve possuir dimensões mínimas de 410 x 230 pixels e estar nos formatos JPG ou PNG.
Randomização: Define se as questões serão exibidas de forma aleatória, quando a opção estiver ativada, as questões serão randomizadas; quando desativada, serão apresentadas na ordem em que foram cadastradas.
Código do Assessment: Insira um código para identificar o assessment.
Descrição: Insira a descrição do assessment.
Mostrar avaliação: Você deverá selecionar em como será exibido a avaliação, escolhendo entre "Mostrar todas questões em uma página" ou "Mostrar uma questão por página".
Após preencher com todas as informações você pode clicar em salvar e avançar para a próxima etapa.
- 2. Bloco e Questões
Agora você deverá criar os blocos e definir as questões que os alunos deverão responder no assessment.
Para isso, clique no botão 'Adicionar bloco e questões'.
Nesta tela, você deverá inserir o nome do bloco, definir se deseja ou não dividir por nível de dificuldade e informar a quantidade de questões, de acordo com o banco de questões selecionado.
Lembre-se de que, antes dessa etapa, é necessário criar previamente as questões no banco de questões.
Após preencher todas as informações, clique em Salvar.
Em seguida, você será redirecionado para a página anterior.
Clique em Salvar e Avançar para prosseguir para a próxima etapa.
- 3. Plano de Ação
Nesta etapa, você deverá cadastrar as faixas. As faixas representam os intervalos de notas que, em cada bloco, definem se o aluno poderá ganhar ou perder a equivalência no curso vinculado àquele bloco.
Ao clicar em "Adicionar Faixa", será exibida uma nova tela onde o administrador deverá configurar os intervalos de notas de cada bloco.
Essas faixas determinam se o aluno irá ganhar ou perder equivalência no curso relacionado ao bloco.
Exemplo prático:
De 0% a 70%: perde a equivalência no curso
De 71% a 100%: ganha a equivalência no curso
Descrição dos Campos:
De / Até: defina o intervalo de notas que será considerado para esta faixa.
Exemplo:
0
até70
.
Bloco: selecione o bloco de questões previamente cadastrado, no qual essa faixa será aplicada.
Tipo: selecione o tipo de ação que será realizada.
Para equivalência de curso, escolha "Equivalência".
Ação (Ganha / Perde): defina se o aluno, ao atingir a faixa de notas definida, irá ganhar ou perder equivalência no curso.
Se você selecionar que o aluno irá ganhar a equivalência, você poderá definir se essa equivalência poderá expirar também, sendo em dias, meses ou anos.Cursos: selecione o curso no qual a equivalência será aplicada.
ATENÇÃO: Ao cadastrar as equivalências, elas serão válidas apenas para cursos que fazem parte de trilhas.
Quando um aluno obtiver a equivalência por meio de um assessment, será exibida uma tag azul indicando:
“Equivalência por assessment, expira em: dd/mm/aaaa”, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após preencher os dados, clique em 'Salvar'.
Você será redirecionado para a página anterior, onde o cadastro estará disponível.
Ao clicar em Salvar você finalizará o cadastro e será exibido a seguinte tela:
Após ser realizado, a equivalência adquirida não poderá ser alterada. O assessment realizado pelo aluno funciona como “uma foto da sua prova” no momento da realização.
Por esse motivo, quando um assessment já tiver sido concluído por um ou mais usuários, o sistema bloqueará parcialmente a edição do mesmo.
Os dados do cadastro (passo 1) ainda poderão ser editados. No entanto, não será possível adicionar questões nem modificar o plano de ação, já que o botão de salvar nessas telas ficará oculto.
Importante: Após criar o assessment, ele ainda não ficará disponível para o aluno.
Para que o assessment seja exibido para o aluno, é necessário configurar um ciclo de aplicação.
Esse ciclo deve ser cadastrado acessando o menu: Assessment > Administrar Aplicação.
Clique no botão "Cadastrar Aplicação" para iniciar a criação de um novo ciclo.
Nome: informe o nome do ciclo que está sendo criado.
Período de Aplicação: defina o intervalo de tempo em que o assessment ficará disponível para os alunos.
Status: escolha se o ciclo ficará ativo ou inativo.
Público-Alvo: selecione o público que participará do assessment.
Caso selecione mais de um público, será possível definir qual assessment cada público deverá responder:
Após concluir as configurações, clique em Salvar. Pronto!
O ciclo do assessment estará criado.
Visualização do Assessment pelo aluno.
Nas Configurações de Layout (menu: Configurações > Layout > Interface Web, guia Configurações de Interface), você poderá adicionar o item “Assessment” ao cabeçalho, conforme ilustrado na imagem:
Ou também poderá adicionar em algum menu do aluno conforme a imagem:
Após a inclusão, os alunos poderão visualizar e acessar o assessment no local em que você o configurou conforme a imagem:
O aluno visualizará os assessments que precisa responder. Ao clicar no botão "Mais informações", será direcionado para a página que exibe o plano de ação configurado, mostrando as equivalências que ele poderá ganhar e as equivalências que ele poderá perder.
Ao clicar em "Responder" será exibido a seguinte mensagem:
ATENÇÃO: Atualmente, no assessment não é possível configurar o número de tentativas do aluno, que é limitado a apenas uma. Além disso, não há opção de incluir um temporizador para a realização do assessment.
Ao clicar em "Sim, tenho certeza" o aluno conseguirá realizar o assessment:
Relatórios
Foi disponibilizado um novo tipo de relatório personalizado para o assessment.
Você pode acessá-lo pelo menu Relatórios > Personalizados, clicar em cadastrar e selecionar o tipo “Assessment”.
Na guia "Assessment", você poderá incluir os seguintes campos:
Nome: o nome do assessment.
Status: indica se o assessment está ativo ou inativo.
Nome do Bloco: o nome do bloco do assessment.
Nota do Bloco: a nota que o aluno obteve nesse bloco.
Aproveitamento do Assessment: o aproveitamento geral do aluno no assessment.
Na guia "Ciclo", você poderá extrair os seguintes campos:
Nome do Ciclo: o nome do ciclo configurado.
Período do Ciclo: o intervalo de datas definido para a aplicação do assessment.
Público-Alvo do Ciclo: o público que teve acesso a esse ciclo.
Dashboard
Além dos relatórios, também disponibilizamos um Dashboard para acompanhar as aplicações dos assessments.
Você pode acessá-lo pelo menu Assessment > Administrar Aplicação e clicando na ação “Dashboard” da aplicação que deseja acompanhar.
No Dashboard, você terá uma visão completa do público atingido, incluindo a porcentagem de usuários que responderam e os que ainda não responderam o assessment.
Regras do Assessment
Ganhar a equivalência na trilha por assessment
1. Equivalência Assessment X aprovação no curso: O aluno só ganha equivalência nos cursos que ainda não tem aprovação. Se já obteve aprovação, o treinamento continua com o chip de aprovado e percentual de certificação na trilha fica inalterado. A exibição do chip de aprovação sempre prevalece sobre as demais situações.
2. Equivalência Assessment X equivalência de curso: Isso também vale para equivalência de curso. Se o aluno ganhou equivalência em um curso, porque foi aprovado em outro equivalente, o assessment não sobrescreve esta equivalência na trilha e mantém-se o chip de aprovado por equivalência.
3. Equivalência temporária e permanente:
a. Equivalência permanente é aquela configurada sem data de expiração. Ao adquiri-la, a trilha passa a exibir o chip “Equivalência por assessment”.
b. Equivalência temporária é aquela configurada no assessment com data de expiração
c. ao ganhar equivalência temporária, a trilha passa a exibir o chip de “equivalência por assessment, expira em dd/mm/aaaa”.
d. Se aluno ganhou a equivalência temporária, fez o curso e foi reprovado essa equivalência será mantida na trilha e continua a exibir o chip de “equivalência por assessment, expira em dd/mm/aaaa”.
e. Após a data de expiração, a trilha mostra o chip de reprovado, caso o aluno ainda não tenha conseguido sua aprovação.
f. Uma vez aprovado no curso, o chip de equivalência por assessment é substituído pelo de aprovado no curso, seja ela temporária ou permanente.
g. A equivalência continua registrada no banco. Se a matrícula aprovada for cancelada, excluída ou mesmo alterada para reprovado, esse registro volta a atualizar a trilha com a equivalência por assessment (desde que ela ainda não tenha expirado).
h. Duas ou mais equivalências no mesmo curso: se o aluno ganhar duas equivalências, vale a equivalência permanente (sem data de expiração) ou a temporária com data de expiração maior. A equivalência permanente prevalece na comparação com a temporária.
Perder equivalência adquirida
A regra de perder retira do curso uma equivalência que foi ganha anteriormente, seja ela permanente ou temporária. Ao perder a equivalência a trilha é recalculada.
1. O curso passa a exibir o chip correspondente a sua situação atual: reprovado ou pendente (regra padrão). Não há chip de equivalência perdida.
2. O aluno pode obter novamente equivalência, se for aprovado em um novo assessment associado ao curso