Konviva | Catálogo
Quando um administrador cadastra um curso ou uma trilha no sistema, isso não faz com que o aluno visualize os conteúdos de forma automática. O Catálogo é a ferramenta responsável por permitir que o aluno visualize os treinamentos, e assim possa realizar a matrícula por ele mesmo, sem que o administrador tenha de fazer esse processo.
Apenas usuários com perfil de administrador e administrador de unidade têm permissão de adicionar e gerenciar catálogos.
O catálogo é também a ferramenta utilizada para usuários com perfil de gestor realizarem matrículas de seus subordinados nos cursos e trilhas disponíveis.
Para cadastrar um novo Catálogo, você deve acessar o menu Aprendizagem > Catálogo, o que dará a visão de todos os catálogos já existentes na plataforma:
Configurações da página inicial
Exibir banner personalizado: possibilita a configuração de uma área para inserir uma imagem em formato de banner. Também pode ser inserida nessa caixa hiperlink ou textos comum:
Esse banner será visualizado pelo aluno da seguinte forma:
Exibir cursos na página inicial: se habilitado faz com que os cursos de todas as categorias sejam mostrados na página inicial de catálogos para o aluno.
Mostrar recursos diretamente da categoria: faz o contrário da configuração anterior, esconde os cursos da página inicial, e mostra para o aluno os cursos somente dentro de cada categoria.
Princípios sobre a ferramenta
- Organização
Os catálogos são agrupadores de cursos e trilhas, ou seja, esses são os dois únicos recursos possíveis de serem inseridos em um catálogo.
Quando os cursos são publicados no catálogo, o aluno poderá se matricular ou fazer a solicitação de matrícula. Já no caso das trilhas, o aluno pode solicitar participação na trilha e, logo, se matricular nos cursos que fazem parte dela.
Importante: sem associar cursos ou trilhas em pelo menos um catálogo, eles não serão exibidos para o aluno fazer a auto matrícula.
Cada curso e trilha pode ser associado a quantos catálogos forem necessários.
- Catálogos associados a uma ou mais Unidades
Uma outra característica é a possibilidade de criar catálogos e associá-los a uma ou mais unidades. Desta forma, aluno e gestor só visualizam os catálogos que coincidam com a sua unidade.
Você tem a possibilidade também de utilizar um ou mais públicos-alvo para restringir a oferta de treinamentos apenas para os alunos que pertençam aos públicos-alvo escolhidos.
É possível ainda restringir a gestão de catálogos apenas para administradores e gestores, e o aluno não visualizará os cursos desse catálogo, mas poderá ser matriculado pelo gestor de sua unidade ou administrador da plataforma.
- Catálogo público
Você pode criar catálogo público onde os cursos serão divulgados no portal externo e os usuários poderão ver as informações desses cursos, mesmo sem estarem logados na plataforma.
Esse tipo de configuração funciona para clientes que queiram divulgar seus treinamentos no portal, para ser um atrativo ao aluno se matricular, e é bastante utilizado por clientes que possuam e-commerce.
- Hierarquia dos Catálogos
O sistema permite cadastrar diversos níveis de subcatálogos no Catálogo, a ideia é muito parecida com a estrutura de criação de pastas e subpastas em um computador. Para esses subcatálogos damos o nome de Categorias.
Não há um limite de quantidade para esta hierarquia de subcatálogos, logo, você pode criar quantas categorias forem necessárias para agrupar seus cursos ou trilhas de modo que a experiência do aluno seja mais interessante.
Com as hierarquias, cursos e trilhas vão obedecer sempre a configuração do catálogo/categoria onde estão diretamente associados.
Você pode utilizar as categorias para organizar o seu catálogo por temas ou áreas, deixando mais fácil para o aluno localizar seus cursos de interesse no portfólio de treinamentos que você está disponibilizando.
- Matrículas
Caso haja alguma turma com vagas disponíveis, o aluno poderá solicitar ou efetuar a sua matrícula diretamente no curso. Entretanto, se as vagas estiverem esgotadas, o aluno poderá entrar em uma lista de espera, caso tenha sido configurada na turma pelo administrador.
Há ainda a possibilidade de você configurar uma lista de interesse no curso, para os casos onde não existam turmas abertas. Nela, o aluno não se matricula, mas deixa seu interesse de matrícula para futuras turmas e poderá receber mensagens automáticas do sistema quando isso ocorrer.
Lembre-se de uma dica importante: quando cadastrar os treinamentos, você deve preencher o campo com as tags de busca (palavras-chave), isso facilita a recuperação de itens do catálogo.
A validação dos pré-requisitos é uma outra característica do catálogo. Quando você cadastra um curso, você pode definir quais treinamentos o aluno deverá ter sido aprovado antes para realizar a matrícula de um outro curso. No momento da matrícula, o catálogo faz essa validação, bloqueia a matrícula e exibe para o aluno os pré-requisitos não cumpridos.
Criação de Catálogos
Ao acessar o catálogo, você visualiza os catálogos existentes e para criar um novo catálogo você deve clicar no botão .
Na nova janela, informe o nome do catálogo e clique em “salvar”.
Ao clicar em salvar, você será direcionado para dentro deste novo catálogo criado:
Em Configurações do catálogo, você pode selecionar se deseja:
- Exibir Banner Personalizado: pode ser usado um banner para criar uma "identidade visual" para esse catálogo. Nele, você pode inserir imagem, vídeo ou criar um hiperlink, além de formatar o estilo e tamanho da fonte do seu anúncio.
- Exibir como aluno: quando um administrador acessa um catálogo que tenha muitas categorias, ele pode habilitar essa configuração para visualizar todos os cursos e trilhas existentes no catálogo e suas categorias em um único local. Quando desabilitado, o administrador visualizar a listagem dos cursos e trilhas existentes somente dentro do catálogo que ele está acessando:
Habilitado:
Desabilitado:
No exemplo acima, o catálogo principal não possui nenhum curso ou trilha associados a ele, e por isso, quando a configuração está desabilitada, não aparece nenhum recurso.
Seguindo, visualizamos o botão “Selecionar Recursos”, que é onde clicamos para adicionar recursos ao catálogo:
Ao clicar em “Selecionar Recursos”, só estarão disponíveis cursos e trilhas que você pode publicar (cursos e trilhas inativos não aparecerão). Depois de selecionar os recursos desejados, basta confirmar a sua escolha.
Você voltará para a tela e os recursos selecionados já aparecerão na ordem que eles serão mostrados no catálogo.
Use as setas para ordenar a visualização dos itens pelo aluno, caso queira.
Com o seu catálogo criado, é necessário realizar a sua configuração. Lembrando você deverá realizar essa configuração para cada categoria criada no catálogo.
No topo da página você deve clicar no botão . Você visualizará a seguinte tela:
Aba “Configurações Básicas”
Tipo: virá preenchido automaticamente, se é um catálogo ou uma categoria.
Nome do catálogo: já virá preenchido com o nome dado na primeira etapa, mas se houver a necessidade de alterar, você consegue editar nessa etapa.
Ícone: você pode adicionar uma imagem para aparecer na capa do catálogo. A imagem do deve ter 40px de largura por 40px de altura, estar no formato PNG e com fundo transparente. Aparecerá assim:
Situação: se está ativo ou inativo. Quando “verde” está ativo. Alunos podem visualizar apenas catálogos ativos.
Público: se o catálogo será público ou privado. Quando habilitado como público, o administrador pode configurar esse catálogo para aparecer no portal externo, e o aluno poderá visualizar cursos e trilhas que nele estejam, sem precisar logar. Quando privado, o catálogo não poderá ser configurado no portal externo. Quando o catálogo é público, todas as demais permissões de acesso são ocultadas, visto que não faz sentindo configurar restrições em um catálogo que será público.
Gestão de matrículas restrita a administradores e gestores (aluno não visualiza no catálogo): apenas usuários com perfis de administradores e gestores conseguem realizar matrículas quando esta configuração for habilitada, aluno não visualiza o catálogo. Quando habilitada, a configuração público-alvo não pode ser configurada, por isso desaparece da visão do administrador.
Unidade: você pode selecionar unidades que terão acesso a esse catálogo. Se você tiver habilitado a configuração anterior, dando a gestão de matrículas apenas para administradores e gestores, e selecionar unidades, apenas gestores e administradores de unidade dessas unidades visualizarão esse catálogo. Caso o catálogo esteja aberto para alunos, e você configure unidades, somente alunos dessas unidades visualizarão o catálogo.
Público-alvo: você pode restringir o seu catálogo a um ou mais públicos-alvo, sendo assim somente os usuários que estão dentro desse público-alvo conseguirá visualizar este catálogo.
Atenção: caso você selecione as duas opções, tanto unidades quanto público-alvo, o aluno somente visualizará a categoria se atender as duas permissões, ou seja, deve pertencer à unidade selecionada e ao público-alvo definido. Se ele estiver na Unidade, mas não fizer parte do público-alvo, não visualizará a categoria.
Compartilhar gestão para adicionar recursos: permite que administrador de unidade publique cursos e turmas nas categorias de catálogo criadas pelo administrador do sistema. Assim, é possível que o administrador do sistema defina os temas principais organizados em catálogos e categorias sistêmicos, para que os administradores de cada unidade divulguem seus cursos e turmas, que ficarão disponíveis somente para os respectivos colaboradores de suas unidades.
Com a configuração habilitada, todos os administradores de unidade poderão fazer a gestão dos recursos nesta categoria. Os cursos inclusos por ele numa categoria “aberta” serão visualizados apenas pelos alunos de suas unidades.
Caso possua unidade associada na categoria, apenas administradores das unidades selecionadas terão total gestão desta categoria, incluindo a gestão recursos publicados pelos administradores de sistema e demais unidades que foram vinculas a esta categoria.
Lembrando que: se essa configuração não for habilitada, o usuário que possua perfil de administrador de unidade não visualizará catálogos criados pelo administrador de sistema, apenas criados por ele mesmo.
Caso essa funcionalidade não esteja aparecendo no seu sistema, você deve solicitar para a equipe de suporte (suporte@konviva.comn.br) realizar a habilitação.
Habilitar notificações: caso esteja habilitado o envio de notificações no seu ambiente, você poderá habilitar/desabilitar o envio de notificações para os alunos quando um novo recurso ou curso obrigatório for adicionado a este catálogo. Para que essas notificações possam ser habilitas no catálogo, primeiramente, você precisa habilitá-las no menu Comunicação > Notificações de sistema > aba “Catálogo”.
Opções de visualização: você poderá configurar as informações que serão mostradas para o aluno ao acessar o catálogo no card do curso, tanto sobre o curso (público-alvo, objetivo, conteúdo, metodologia, aproveitamento requerido) quanto sobre turma (local das aulas, total de vagas e vagas disponíveis).
Aba “Configurações Avançadas”
Regra de matrícula: nessa configuração, você pode habilitar regras de matrícula para todos os cursos e turmas que estejam associados ao catálogo, podendo ser: Manter configuração da turma, que vem como padrão do que já foi configurado pelo administrador na criação da turma, ou alterar para com aprovação ou para sem aprovação.
Quando você opta por alterar, você está configurando que a matrícula em todos os treinamentos da categoria será feita seguindo essa nova regra de matrícula, desconsiderando o fluxo de matrícula configurado originalmente na turma.
Após realizar as configurações, você deve clicar no botão “Salvar” e seu novo catálogo está pronto!