Konviva | Gestão de Matrículas via Gestor
Assim como o perfil administrador, o gestor também possui a permissão para fazer a gestão de matrículas de usuários, com as seguintes restrições:
- Aparecerá para o gestor apenas a listagem de usuários de unidades em que ele é gestor, enquanto que para o administrador a gestão de matrículas pode ser feita para todos os usuários cadastrados na plataforma;
- O gestor não terá a permissão de "Forçar matrícula", que também fica restrita para o perfil administrador. Caso queira saber mais sobre essa configuração, não deixe de acessar o artigo onde abordamos a gestão via administrador (acesse aqui).
Para ter acesso à administração de matrículas, o gestor deve acessa o menu Aprendizagem > Catálogo. Ou seja, caso o curso não tenha sido inserido em um catálogo, o gestor não terá a possibilidade de matricular usuários de suas equipes.
Passo 1: o gestor deve selecionar o curso o qual quer matricular usuários, e clicar em "saiba mais":
Passo 2: tendo clicado no curso escolhidos, abrirá a landing page com informações gerais sobre esse curso. O gestor deve clicar em "Gerenciar matrículas":
Após isso, a tela que aparecerá será igual a que aparece para o administrador, com 5 abas para possíveis ação:
Não matriculados:
- São listados todos os usuários das unidades do gestor com perfil “aluno” , com situação “ativo” e que não estão matriculados na turma.
- Para matricular apenas um usuário é preciso selecionar o usuário e clicar no botão “Matricular”. Para matricular em lote é preciso selecionar os usuários que deseja matricular e clicar no botão “Matricular”. O sistema pode enviar um e-mail automático de confirmação de matrícula, caso esteja configurado em menu Comunicação > Notificações de sistema.
- No botão "Lista de espera" o gestor pode selecionar usuários para a lista de espera de um curso, e assim que surjam novas vagas, esses usuários podem ser matriculados ou manualmente ou automaticamente, dependendo da configuração realizada na turma.
Matriculados/Concluídos:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno” que façam parte das unidades do gestor, com situação “ativo” ou “inativo” e que estão matriculados na turma ou já concluíram.
- O botão “Cancelar matrícula” permite ao gestor cancelar a matrícula dos alunos. Ao cancelar a matrícula, o usuário volta para a lista de “Não matriculados”. Essa matrícula ficará registrada na interface para o aluno, onde poderá visualizar no histórico que essa matrícula foi cancelada. O sistema pode enviar e-mail automático de cancelamento de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Excluir matrícula” permite ao gestor excluír a matrícula dos alunos. Ao excluir a matrícula, o usuário volta para a lista de “Não matriculados”. Quando se exclui uma matrícula, o curso não aparece mais para o usuário, mesmo que esteja já no seu histórico. Porém, continua aparecendo em relatórios que essa matrícula foi excluída. O sistema pode enviar e-mail automático de exclusão de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Atualizar aproveitamento” permite atualizar o aproveitamento dos alunos no curso. Esta ação é recomendada quando o conteúdo do curso sofre alteração nos pesos dos objetos de aprendizagem no conteúdo.
- O botão “Concluir curso” permite finalizar o curso dos alunos. Quando esta ação é executada o aluno muda o status de “Matriculado” para “Concluído”. Lembrando que caso o aluno não tenha ainda alcançado o aproveitamento mínimo solicitado no curso, ele será reprovado. Quando a matrícula do aluno é concluída na turma, o aluno volta a aparecer na lista de “Não matriculados”. O sistema pode enviar e-mail automático de conclusão de curso, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
Solicitação de matrícula:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno” das unidades do gestor, com situação “ativo” ou “inativo” que solicitou matrícula na turma. Essa aba é utilizada quando habilita-se a configuração existente em turma que as matrículas devem ser "com aprovação", e então a listagem dos alunos que fazem a solicitação da matrícula aparece nessa tela.
- O botão “Matricular” permite realizar a matrícula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de autorização de solicitação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Rejeitar” recusa a solicitação de matrícula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de rejeição de solicitação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Transferir” transfere os alunos de uma turma para outra dentro do mesmo curso. A turma para a qual a matrícula será transferida precisa estar configurada com a solicitação de aprovação de matrícula.
Em Lista de espera:
- São listados todos os usuários com perfil “aluno” das unidades do gestor, com situação “ativo” ou “inativo” que clicaram no botão “Lista de Espera” em cursos que estão no Catálogo e não possuem mais vagas disponíveis ou que foram enviados para a lista manualmente pelo administrador ou gestor. O sistema pode enviar e-mail automático de envio para a lista de espera, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Matricular” permite a matricula dos alunos na turma. O sistema pode enviar e-mail automático de confirmação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Excluir da lista de espera” retira os alunos que forem selecionados da lista de espera. Os usuários excluídos da lista de espera voltam a aparecer na aba “Não matriculados”. O sistema pode enviar e-mail automático de “Retirado da Lista de Espera”, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
Lista de interesse:
- A listagem mostra os usuários com perfil “aluno” das unidade do gestor, com situação “ativo” e que manifestaram interesse no curso. Como a lista de interesse é do curso, a mesma aparecerá para todas as turmas do curso. O botão “Manifestar interesse” só é mostrado no curso que está no catálogo para o aluno se o curso estiver configurado para ter lista de interesse. É uma configuração utilizada quando um curso não possui turma aberta.
- O botão “Matricular” permite a matrículas dos alunos na turma que estão na lista de interesse. O sistema pode enviar e-mail automático de confirmação de matrícula, caso configurado no menu Comunicação > Notificações de sistema.
- O botão “Excluir da lista de interesse” permite retirar os alunos da lista de interesse. Os usuários excluídos da lista de interesse voltam a aparecer na aba “Não matriculados”.