GKO FRETE - Baixa Movimentação - Quais procedimentos podem ser realizados para auxiliar na performance do GKO
Duvida:
Quais procedimentos podem ser realizados para auxiliar na performance do GKO?
Solução:
Para verificar quais procedimentos podem ser realizados para auxiliar na performance do GKO, realize os passos a seguir:
1. Indicamos realizar baixa de movimentação / exclusão de logs e logs auditoria. Mantendo somente os dados mais recentes.
O período que será mantido fica a critério do cliente.
Para realiza-los seguir as orientações dos artigos a seguir:
GKO FRETE - Baixa de Movimentação - Como realizar Baixa de movimentação
GKO FRETE - Exclusão de Logs - Como realizar exclusão de logs no GKO
GKO FRETE - Exclusão LOGs Auditoria - Como realizar a exclusão de LOGS Auditoria
Caso possua muitos dados de vários anos, orientamos que inicie com períodos menores a exclusão, como por exemplo um mês, três meses, e ir aumentando conforme for o tempo de execução do processo. Pois é um procedimento que pode demorar devido a quantidade de dados. E se possível realiza-lo primeiramente em homologação.
Após realizar esses procedimentos possui um procedimento no banco de dados chamado shrink, no qual também pode executa-lo. Sobre o shrink é necessário que verifique internamente junto ao seu DBA como realiza-lo, pois é uma função disponibilizada pelo próprio banco de dados.
O mesmo tem como objetivo reduzir o tamanho de um banco de dados ou de arquivos específicos.
2. Orientamos não deixar ativa auditoria para tabelas de movimentação, que são por exemplo de notas fiscais, conhecimento, fatura e etc.. As mesmas iniciam com FM, como por exemplo: FMNOTA , FMFATURA e assim por diante. Porém caso haja necessidade de auditar essas tabelas, deixar habilitado somente o que de fato é necessário auditar.
Acessar: Menu / Ferramentas / Segurança / Tabelas de auditoria.
Acessar: Todas as linhas das tabelas que se iniciam com FM, localizadas ao lado direito.
E deixar habilitado em campos auditáveis e operações auditáveis, somente o que de fato faz parte do processo de auditoria na rotina de vocês e salvar:
3. Acesse: Menu / Operacional / Configuração Parâmetros Sistema / Configuração LOG Sistema / Ativa Trace em Memória (STGERALOGMEMORIA).
É necessário que esteja marcado como Não.
Pois se ativa pode causar lentidão na base, pois será gravado trace de todos os procedimentos realizados na base:
4. Manter a versão e release da base atualizadas. Validar com o suporte qual a ultima versão.
Semanalmente são liberadas correções e melhorias nas versões e releases disponibilizadas, por isso é importante manter atualizado.
5. Acesse: Menu / Ferramentas / AutoRot / Configuração de macro. E verifique se as macros estão sendo iniciadas e finalizadas. E se não está com o tempo de execução maior que o normal, ou macros muito grande sendo executadas ao mesmo tempo. Se necessário verificar internamente junto a infra, para que ajuste o horário de execução das macros com um espaço maior entre uma e outra, ou inicia-la somente após finalizar a anterior.
Caso queira consulta os logs de execução das macros, poderá consulta-la seguindo o artigo a seguir: GKO FRETE - Log Sistema - Como consultar um Log do Sistema por Macro