HCM - Eventos - Como cadastrar evento para desconto do eConsignado
Dúvida
Como cadastrar evento para desconto do eConsignado, no Administração de Pessoal?
Solução
Para criar um evento evento para desconto do eConsignado, seguir com os passos abaixo:
1. Acesse o módulo Administração de Pessoal;
2. Acesse Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro;
3. Clique nas setas no campo evento;
3.1. Ordene os eventos que já existem na Tabela de Eventos e verifique um código livre;
3.2 Acesse Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro, insira o código que está livre no campo Evento, e o nome deste evento;
3.3 No campo Característica, insira a característica 49Z - Descontos Diversos;
3.4 No campo Regra, utilize a regra 45 - Valor informado x Valor de Cálculo;
3.5 Tipo de Evento, indicar o tipo 03 - Desconto
3.6 Campo valor, fica zerado;
3.7 Clique no botão Alterar;
4. Na aba Incidências no campo data alteração, insira a data 01/1990;
4.1. No campo Sequência, insira o número 1;
4.2. No campo Natureza do eSocial insira a natureza 9253 - Empréstimos eConsignado;
5. Todas as Incidências devem estar indicadas como N - Não incide, inclusive o PIS;
5.1 Clique no botão Alterar;
6. A aba Cálculos, insira o tipo de cálculo 11- Mensal;
6.1. Clique no botão Alterar;
7. As abas Tipo Colaborador, Afastamento, Tipo Salário, Tipo Contrato, e Vínculos são abas de exceções, que irão bloquear o cálculo do evento para situações informadas nestas abas, consultando em caso de dúvidas o Help da Tela de Eventos;
Demais dúvidas sobre a rotina do eConsignado, acessar a documentação: eConsignado | Crédito do Trabalhador