ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Conceito do processo de Industrialização - Lado Tomador
Dúvida
Qual o conceito do Processo de Industrialização - Lado Tomador, no ERP Mega?
Solução
O processo de industrialização - lado tomador, será feito o envio de demandas próprias para um terceiro realizar serviços de industrialização consumindo nossas demandas.
Antes de dar inicio ao processo de Industrialização - Lado Tomador, é importante realizar configurações e parametrizações, para isso acesso o artigo: ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador.
Depois de realizado as configurações vamos aos processos de cada etapa da industrialização, e para isso iremos utilizar um exemplo de rotina que costuma acontece em nossos clientes.
O ciclo da industrialização lado tomador se inicia no envio da remessa própria para um terceiro, que será consumido na manufatura, prestando serviços e nos retornando com item fabricado. Dependendo da utilização dos módulos do ERP Mega, o ciclo poderá ter uma ordem de terceirização até ser feito o faturamento do item.
1. Venda sob encomenda:
Houve uma venda na empresa, porém com necessidade de fabricação do item vendido, para isso será criado um PDV sob encomenda que irá gerar uma ordem no manufatura:
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Gestão comercial / Documento de venda;
1.2. No campo Tipo de documento deverá informar o tipo de documento que foi configurado citado no artigo de ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador, com isso o campo código de ação será carregado automaticamente;
1.3. Na aba Geral a opção 'Fabricação especial' deve estar marcada;
1.4. Os demais campos das demais abas, devem ser preenchidos conforme sua empresa trabalha, lembrando que o item inserido deve ser o item a ser fabricado;
1.5. Ao gravar o pedido de venda sob encomenda o sistema irá gerar automaticamente uma ordem de produção no módulo manufatura:
2. Ordem de fabricação terceirizada:
2.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Gestão do PCP / Ordem;
2.2. Com a ordem gerada pelo PDV sob encomenda, é possível criar uma solicitação automaticamente ao programar a ordem, com isso a situação da ordem mudará seu status de Firme Planejada para Liberada, e na aba Vínculos, sub aba Origem, será exibido a solicitação gerada. Nesse momento a Ordem ficará aguardando com o status Liberada até que seja feito todo o processo do módulo Materiais:
3. Solicitação e Cotação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Suprimentos / Cotação;
3.2. Será possível realizar cotação de preços vinculando a solicitação gerada pela ordem, esse processo vai depender de como sua empresa trabalha, porém no campo código de ação da cotação será necessário inserir uma ação que realize pedido de compra automático, conforme citado no artigo de ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador, no tópico Pedido de Compra:
4. Pedido de Compra (PDC):
4.1. No Menu, clique emEmpresarial / Materiais / Suprimentos / Pedido de Compra;
4.2. A estrutura do pedido de compra gerado automaticamente contém o item a ser produzido (serviço à ser realizado), mais as demandas que compões o item (matéria prima):
4.3. Quando um PDC é criado com vínculo de ordem de terceiro o status da ordem mudará de liberada para aberta:
4.4. No campo Observações será possível notar o número e a operação da ordem que deu inicia a essa necessidade:
4.5. E na aba Lista de Materiais serão exibidas as demandas que serão utilizadas para produzir o item final.
5. Envio de Matéria Prima para terceiro:
Agora que foi realizado a escolha do agente de terceiro, vamos emitir a nota e enviar fisicamente nossas demandas para a realização do serviço de industrialização de terceiros:
5.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Saídas / Material de Terceiro;
5.2 Filtre o número do pedido;
5.3. Na sub aba Clientes confira o agente de terceiro;
5.4. Na sub aba Pedidos confira o pedido, selecione e clique no botão Gerar NF:
5.5. Na sub aba itens do Pedido serão exibidos as demandas que serão enviadas para o terceiro, no campo tipo de documento NF informe o tipo de documento configurada no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador no tópico Envio de Matéria Prima para Terceiros (Remessa PDC):
5.6. Clique no botão Gerar NF e será exibido a capa da nota, clique em Confirmar para gravar:
6. Aguardando o terceiro realizar a fabricação:
Nesse momento não temos controle das movimentações das nossas demandas em terceiro. Aguardamos a prestação de contas a partir do recebimento de notas de simbólica e/ou efetiva.
7. Recebimento de nota fiscal efetiva e simbólica:
Nesse momento o a gente de terceiro enviará nosso item fabricado pronto, e na nota constará também a demanda que foi consumida com sua devolução simbólica para dar baixa em nosso estoque:
7.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Entradas / Documento;
7.2. Informe o código de ação conforme citado no artigo de ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador, no tópico Recebimento de nota fiscal efetiva e simbólica;
7.3. Preencha a capa da nota conforme sua empresa trabalha;
7.4. Na aba Itens, botão Inserir, clique na opção 'Itens Disponíveis para o Fornecedor' para vincular o item que foi produzido com o seu pedido de compra:
7.5. Dê um duplo clique no pedido de compra par vinculá-lo e clique no botão Confirmar, o item produzido será carregado na aba itens:
7.6. Observando na aba Edição de itens, sub aba Edição, a aplicação e a CFOP do item produzido foi preenchida conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador no tópico Recebimento de nota fiscal efetiva e simbólica;
7.7. Para vincular as demandas consumidas e dar baixas em nosso estoque clique botão Inserir, opção 'Itens Disponíveis Material Terceiro':
7.8. Será exibido a tela de itens enviados em remessa, filtre a nota de remessa e serão carregadas as demandas para dar a baixa;
7.9. Na coluna Qtde Vincular informe a quantidade das demandas a serem baixadas e clique no botão Confirmar, as demandas consumidas serão carregadas na aba itens:
7.10. Observando na aba Edição de itens, sub aba Edição, a aplicação e o CFOP da demanda foi preenchida conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Tomador - Como configurar o processo de Industrialização - Lado Tomador no tópico Recebimento de nota fiscal efetiva e simbólica;
7.11. Clique em Confirmar para salvar a nota.
8. Baixa de Recebimento:
Após o recebimento, o estoque já foi movimentado com o nosso item produzido e as demandas já foram baixadas, porém agora precisamos dar baixa na ordem, realizando assim a baixa/apontamento vinculando nosso recebimento à ordem que originou a necessidade:
8.1. No Menu, clique em mpresarial / Materiais / Entradas / Material de terceiro / Baixa de recebimento/ordem;