ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador
Dúvida
Como configurar o processo de industrialização - lado prestador, no ERP Mega?
Solução
Para configurar o processo de industrialização - lado prestador, realize os passos a seguir:
Receber a nota e matéria prima:
1. Cadastro do almoxarifado:
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Estoque / Almoxarifado;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Almoxarifado, informe a descrição do almoxarifado;
1.3. No campo Destinação, selecione a opção 'Processo Produtivo';
1.4. Na aba Localização, clique em Inserir e informe os dados de localização do almoxarifado;
1.5. Na aba Agente - Terceiro, clique em Inserir e insira o agente dono das demandas (agente de terceiro);
Observação: O tipo de estoque deve ser MT (Material de Terceiro).
1.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do código de ação:
2.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'RECEB';
2.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização', em Perfil de operação, marque a opção 'Prestador' e em Tipo de nota fiscal, marque a opção 'Nota mestre';
2.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente entradas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Remessa' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
4.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
PDV Sob encomenda em nome do cliente:
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'PDVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Nenhuma Operação Definida';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: O código de ação deve ser do tipo 'PDVEN' e na aba Material de Terceiro, não controla terceiros.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir e no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Pedido';
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque e sub aba Configuração de Reservas, não é necessário preencher os dados do estoque;
2.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Não';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Faturamento' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
4.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Criação da ordem interna com vínculos com terceiros:
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'ESTOQ';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização' e em Perfil de operação, marque a opção 'Prestador';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro da aplicação:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente entradas';
2.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
2.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Atividade de produção:
3.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Atividades de produção;
3.2. Clique em Inserir e no campo Tipo de atividade, selecione a opção 'Produtiva';
3.3. No campo Tipo de tempo, selecione a opção 'Execução';
3.4. No campo Validações do apontamento, selecione a opção 'Sim';
3.5. No campo Tipo de encerramento, selecione a opção 'Automático';
3.6. Em Geral, marque o parâmetro 'Permite apontamento' e o parâmetro 'Utiliza Material de Terceiro';
3.7. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Tipo de ordem:
4.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Tipos de ordem;
4.2. Clique em Inserir, na aba Tipos de Ordem, no campo Tipo de processo, selecione a opção 'TER';
4.3. Na aba Transferência, marque o parâmetro 'Transferência de estoque de demanda (reserva)';
4.4. No campo Ação, selecione a ação parametrizada no passo 1;
4.5. No campo Aplicação, selecione a aplicação parametrizada no passo 2;
4.6. Em Origem, no campo Natureza, selecione a natureza MT, conforme parametrizado em Receber a nota e matéria prima, passo 1;
4.7. No campo Tipo de movimento de saída, selecione o movimento de saída;
4.8. Em Destino, no campo Natureza (Tipo reservada), selecione a natureza RE;
4.9. No campo Tipo de movimento de entrada, selecione o movimento de entrada;
4.10. Na aba Material de Terceiro, marque o parâmetro 'Controla material de terceiro';
4.11. No campo Atividade, selecione a atividade de produção parametrizada no passo 3;
4.12. No campo Tipo de movimento, selecione o tipo de movimento;
4.13. No campo Perfil de operação, selecione a operação 'Prestador';
4.14. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Devolução simbólica da matéria prima (Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem):
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'PDVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização' e em Perfil de operação, marque a opção 'Prestador';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir e no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Pedido';
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Estoque, marque o parâmetro 'Integra com Manufatura (baixa somente saldo do documento)';
2.5. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque e sub aba Configuração de Reservas, não é necessário preencher os dados do estoque;
2.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Não';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Devolução/Retorno' e no campo Tipo de Retorno, selecione a opção 'Simbólico';
4.3. Marque o parâmetro 'Caracteriza devolução';
4.4. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Devolução simbólica da matéria prima (Faturamento do pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem):
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'NFVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização', em Perfil de operação, marque a opção 'Prestador' e em Tipo de nota fiscal, marque a opção 'Nota detalhe';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir, no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Nota Fiscal' e no campo Finaldade, selecione a opção 'Normal';
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Estoque, marque o parâmetro 'Integra com Manufatura (baixa somente saldo do documento)';
2.5. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque e sub aba Configuração de Reservas, não é necessário preencher os dados do estoque;
2.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Não';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Devolução/Retorno' e no campo Tipo de Retorno, selecione a opção 'Simbólico';
4.3. Marque o parâmetro 'Caracteriza devolução';
4.4. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Devolução efetiva da matéria prima - Matéria prima não utilizada (Nota fiscal de devolução efetiva):
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'NFVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização', em Perfil de operação, marque a opção 'Prestador' e em Tipo de nota fiscal, marque a opção 'Nota detalhe';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir, no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Nota Fiscal' e no campo Finaldade, selecione a opção 'Devolução';
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque, informe o almoxarifado e localização MT configurado no tópico Receber a nota e matéria prima, passo 1;
2.5. Na aba Estoque, sub aba Configurações de Saídas/Entradas, marque o parâmetro 'Movimenta estoque', informe o almoxarifado MT configurado no tópico Receber a nota e matéria prima no passo 1, para realizar a saída (volta da demanda para o terceiro) e informe um tipo de movimento de saída no campo Tipo movimento;
2.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Devolução/Retorno' e no campo Tipo de Retorno, selecione a opção 'Efetivo';
4.3. Marque o parâmetro 'Caracteriza devolução';
4.4. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Faturamento PDV sob encomenda (Nota fiscal de faturamento):
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'NFVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Nenhuma Operação Definida';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir, no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Nota Fiscal' e no campo Finaldade, selecione a opção 'Normal';
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque, informe o almoxarifado e localização disponível (DP) onde o mesmo recebeu o item produzido;
2.5. Na aba Estoque, sub aba Configurações de Saídas/Entradas, marque o parâmetro 'Movimenta estoque', informe o almoxarifado e localização disponível (DP) onde o mesmo recebeu o item produzido para a saída do item (serviço realizado para terceiro) e no campo tipo de movimento deve ser de saída;
2.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro de CFOP
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Faturamento' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
4.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Cadastro dos itens:
1. Cadastro do item (Produzido):
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Grupos e itens;
1.2. Na aba Itens de Estoque, clique em Inserir;
1.3. Na aba Geral, no campo Definição Item, a definição do item deve ser produto acabado, semi-acabado ou montado;
1.4. Na aba Tributação, no campo Código Aplicação Material de Terceiro, selecione a aplicação parametrizada;
1.5. Na aba Estoque, marque o parâmetro 'Controla Estoque';
1.6. Na aba Manufatura, sub aba Geral, no campo Tipo de ordem, selecione o tipo de ordem de terceiro para gerar a ordem de fabricação;
1.7. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do item (Demanda de terceiro):
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Grupos e itens;
1.2. Na aba Itens de Estoque, clique em Inserir;
1.3. Na aba Geral, no campo Definição Item, a definição do item deve ser materia prima ou embalagem;
1.4. Na aba Tributação, no campo Código Aplicação Material de Terceiro, selecione a aplicação configurada no tópico Receber a nota e matéria prima, passo 3;
1.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Cadastro da lista de materiais:
1. Lista de materiais do item produzido:
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Engenharia de produtos / Lista de materiais;
1.2. Filtre pelo item produzido;
1.3. Na aba Lista de Materiais, clique em Editar;
1.4. Na aba Itens da Lista de Material, selecione o item e clique em Editar;
1.5. Na aba Itens da Lista de Material, campo Operação, selecione uma operação externa;
1.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: É necessário realizar esse procedimento para toda estrutura da lista de material, ou seja, editar as demandas que compõem o item produzido e no campo Operação vincular uma operação externa.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar ou alterar o atual para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com o responsável pelo processo dentro da sua empresa.