ERP MEGA - Material de Terceiro - Qual o conceito do processo de industrialização - Lado prestador
Dúvida
Qual o conceito do processo de industrialização - lado prestador, no ERP Mega?
Solução
O processo de industrialização - lado prestador, será feito um recebimento de demandas de terceiro para serem consumidas na manufatura, prestando assim o serviço de industrialização para o dono do produto e posteriormente a venda do item produzido e a devolução simbólica das demandas consumidas:
Antes de dar início ao processo de industrialização - lado prestador, é importante realizar as configurações e as parametrizações, para isso verifique o artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador.
O ciclo da industrialização - lado prestador se inicia no recebimento do material que será consumido no manufatura. Dependendo da utilização dos módulos do ERP Mega, o ciclo poderá ter uma ordem de terceirização até ser feito o pedido de venda e o faturamento do item.
1. Receber a nota e a matéria prima:
Nesse momento é dado entrada de estoque MT (material de terceiro) para posteriormente movimentarmos dentro da nossa empresa.
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Entradas / Documento.
1.2. Informe o código de ação conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Receber a nota e matéria prima;
1.3. Preencha a capa da nota conforme sua empresa trabalha.
1.4. Na aba Itens, botão Inserir, clique na opção 'Itens sem vinculo com Pedido/Contrato' para adicionar o item recebido de terceiro:
1.5. Observe que na aba Edição de itens, sub aba Edição, a aplicação e a CFOP do item recebido de terceiro foi preenchido conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Receber a nota e matéria prima e na sub aba Estoque, o campo Natureza Origem deverá ser MT, conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Receber a nota e matéria prima;
1.6. Clique em Confirmar para salvar o documento.
Observação: Nesse momento temos total controle da matéria prima do terceiro em nosso estoque MT. Podemos fazer as movimentações de estoque dentro da nossa empresa sem a necessidade de prestar contas ainda ao dono do produto. 
2. PDV sob encomenda em nome do cliente:
Podemos realizar um pedido de venda do item a ser produzido sob encomenda que irá gerar uma ordem no manufatura.
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Gestão comercial / Documento de venda;
2.2. No campo Tipo de documento, deverá informar o tipo de documento que foi configurado, citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico PDV Sob encomenda em nome do cliente, com isso o campo Código de ação será carregado automaticamente;
2.3. Na aba Geral, a opção 'Fabricação especial' deve estar marcada;
2.4. Os demais campos das demais abas, devem ser preenchidos conforme sua empresa trabalha, lembrando que o item inserido deve ser o item a ser fabricado citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Cadastro de Itens;
2.5. Ao gravar o pedido de venda sob encomenda o sistema irá gerar automaticamente uma ordem de produção no módulo Manufatura:
3. Criação da ordem interna com vínculos com terceiros:
3.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Gestão do PCP / Ordem;
3.2. A ordem será criada automaticamente pelo PDV sob encomenda, com as configurações conforme citadas no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Criação da ordem interna com vínculos com terceiros:
3.3. Na aba Itens, no campo Tipo de Ordem, a ordem será criada com o tipo configurado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Cadastro de Itens, já na sub aba Demanda, exibirá as demandas configuradas conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Cadastro de lista de materiais:
3.4. Na aba Vínculos, sub aba Origem, é exibido o pedido de venda que originou a necessidade da produção:
3.5. Na edição da ordem, na aba Geral, sub aba Origem, é possível visualizar o agente de terceiro conforme informado no pedido de venda sob encomenda:
Observação: Agora é dar andamento ao processo do manufatura realizando a produção do item pai.
4. Abrir a ordem interna de produção:
4.1. No Menu, clique em Industria / Manufatura / Gestão do PCP / Ordem;
Observação: No momento da manipulação da ordem, a abertura fará com que a ordem busque as demandas disponíveis para o fornecedor terceiro em MT e realize a reserva para assim serem consumidas nos apontamentos, conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Criação da ordem interna com vínculos com terceiros:
5. Chão de fábrica (Produção):
Agora é com o chão de fábrica, momento de realizar a produção na linha.
6. Apontamento:
Realizar o apontamento da ordem interna normalmente, consumindo a matéria-prima de terceiro e transformando o item produzido.
6.1. No Menu, clique em Industria / Manufatura / SFC - Gestão do chão de fabrica / Apontamento ou se seu tipo de ordem estiver parametrizado, clique com o botão direito na grid da ordem / Apontar:
6.2. Utilize a atividade configurada no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Criação da ordem interna com vínculos com terceiros:
6.3. Ao confirmar o apontamento, o estoque será movimentado realizando a saída das demandas do terceiro MT que estavam reservadas e o nascimento do item produzido em estoque DP. Realizando o apontamento total a situação da ordem mudará de Aberta para Encerrada.
7. Devolução simbólica da matéria prima (Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem):
O PDV explosão realiza o vinculo da ordem para explodir o item produzido trazendo assim as demandas que o compõe. Esse documento não movimenta estoque, ele prepara o vinculo para posteriormente faturar a nota simbólica para o terceiro.
7.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Gestão Comercial / Documento de venda;
7.2. No campo Tipo de documento, deverá informar o tipo de documento que foi configurado citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Simbólica da matéria prima/Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem, com isso o campo código de ação será carregado automaticamente;
7.3. Os demais campos das demais abas devem ser preenchidos conforme sua empresa trabalha:
7.4. Na aba Itens, clique no botão Inserir e selecione a opção Explosão de itens:
7.5. Será exibido a tela Explosão de Itens, em Tipo de Explosão do Item, marque a opção 'Produção da Ordem';
7.6. Na aba Geral, no campo Ordem, informe o código da ordem que realizou a fabricação sob encomenda do passo 3. Criação da ordem interna com vínculos com terceiros;
7.7. Será carregado as informações do item fabricado, a aplicação não deve movimentar estoque, o item fabricado será carregado apenas para realizar a explosão das demandas:
7.8. Clique no botão Lotes para vincular o lote do item fabricado:
7.9. Ao vincular o lote do item fabricado, o botão Explosão será disponibilizado para realizar assim a explosão das demandas que foram utilizadas na fabricação do item:
7.10. Depois de explodido, clique no botão Confirmar e será carregado na aba Itens do pedido as demandas do terceiro consumidas. As informações dos campos Aplicação e CFOP serão carregadas conforme as configurações citadas no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Simbólica da matéria prima/Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem:
7.11. Clique em Confirmar para gravar o pedido.
8. Devolução simbólica da matéria prima (Faturamento do Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem):
Ao consumir as demandas de terceiro, podemos faturar o PDV da explosão, para prestarmos contas ao terceiro do consumo que tivemos com suas demandas.
8.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Saídas / Material de terceiro / Faturar PDV material de terceiro;
8.2. Filtre pelo número do pedido;
8.3. Na sub aba Clientes, confira o agente de terceiro;
8.4. Na sub aba Pedidos, confira o pedido e selecione a sub aba Itens do Pedido:
8.5. Na sub aba Itens do Pedido serão exibidos as demandas do terceiro que foram consumidas na fabricação, no campo Tipo de documento NF, informe o tipo de documento configurado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Simbólica da matéria prima/Faturamento do Pedido de venda - Explosão de materiais consumidos na ordem:
8.6. Clique no botão Gerar NF e será exibido a capa da nota, clique em Confirmar para gravar e gerar a nota fiscal:
9. Devolução efetiva da matéria prima (Matéria prima não utilizada):
No passo anterior fizemos a prestação de contas das demandas consumidas em nossa fabricação, ou seja, demandas transformadas no processo produtivo e que não existem mais. Porém, caso exista alguma sobra da demanda do terceiro é possível realizar a devolução efetiva.
9.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Saídas / Faturamento / Nota fiscal;
9.2. No campo Tipo de documento, informe o tipo de documento que foi configurado citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Efetiva da matéria prima (Matéria prima não utilizada), com isso o campo código de ação será carregado automaticamente;
9.3. Informe o agente terceiro e os demais campos das demais abas, os campos devem ser preenchidos conforme sua empresa trabalha;
9.4. Para inserir a demanda, deverá ser realizado o vinculo com o documento de entrada do passo Receber a nota e matéria prima que originou todo o processo de terceiro, esse vínculo é realizado a partir das configurações do tipo de documento com a ação citadas no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Efetiva da matéria prima (Matéria prima não utilizada). Para isso clique no botão Nota Vinculada:
9.5. E clique na opção Nota de devolução / Estorno:
9.6. Filtre o documento de recebimento que deu origem a entrada MT, selecione para carregar os dados, na coluna Qtde. a Devolver insira a quantidade que será devolvida na nota de saída e clique no botão Gerar:
9.7. O item a ser devolvido efetivamente será carregado na aba itens, com os campos Aplicação e CFOP preenchidos conforme citado no artigo ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado prestador, no tópico Devolução Efetiva da matéria prima (Matéria prima não utilizada):
9.8. Os demais campos das demais abas podem ser preenchidas conforme sua empresa trabalha;
9.9. Clique no botão Confirmar para salvar a nota e com isso o estoque será movimentado realizando assim uma saída do item MT.
10. Faturamento PDV sob encomenda:
Nesse passo será realizado o faturamento do PDV sob encomenda que deu origem a todo o processo de terceirização e gerou a ordem de fabricação consumindo as demandas. Agora com o item fabricado é realizado o faturamento para o cliente.
10.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Saídas / Faturamento / Faturar pedidos;
10.2. Filtre pelo numero do pedido de venda:
10.3. Na sub aba Pedido de Venda confira o cliente e marque a opção Gerar;
10.4. Na sub aba Itens, será exibido o item produzido disponível para faturar, confira o pedido na coluna Cod. Pedido e marque a opção Gerar:
10.5. Será exibido a capa da nota, clique em Confirmar para gerar a nota fiscal: