ERP MEGA - Material de Terceiro - Como configurar o processo de industrialização - Lado tomador
Dúvida
Como configurar o processo de industrialização - lado tomador, no ERP Mega?
Solução
Para configurar o processo de industrialização - lado tomador, realize os passos a seguir:
Pedido de venda sob encomenda:
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'PDVEN';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização' e em Perfil de operação, marque a opção 'Tomador';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do tipo de documento:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
2.2. Clique em Inserir e no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Pedido'; 
2.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 1;
2.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque e sub aba Configuração de Reservas, não é necessário preencher os dados do estoque;
2.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Não';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro do CFOP:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Faturamento' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
4.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
4.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Ordem de fabricação terceirizada:
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'ESTOQ';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização' e em Perfil de operação, marque a opção 'Tomador';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro da aplicação:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente entradas';
2.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
2.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Atividade de produção:
3.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Atividades de produção;
3.2. Clique em Inserir e no campo Tipo de atividade, selecione a opção 'Produtiva';
3.3. No campo Tipo de tempo, selecione a opção 'Execução';
3.4. No campo Validações do apontamento, selecione a opção 'Sim';
3.5. No campo Tipo de encerramento, selecione a opção 'Automático';
3.6. Em Geral, marque o parâmetro 'Permite apontamento' e o parâmetro 'Utiliza Material de Terceiro';
3.7. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Tipo de ordem:
4.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Tipos de ordem;
4.2. Clique em Inserir, na aba Tipos de Ordem, no campo Tipo de processo, selecione a opção 'TER';
4.3. Na sub aba Integrações, marque o parâmetro 'CRP / Programação da ordem' e o parâmetro 'Processo de compras';
4.4. Na aba Material de Terceiro, marque o parâmetro 'Controla material de terceiro';
4.5. No campo Atividade, selecione a atividade parametrizada no passo 3;
4.6. No campo Tipo de movimento, selecione um tipo de movimento de terceiro;
4.7. No campo Perfil de operação, selecione a opção 'Tomador';
4.8. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: Não é necessário parametrizar a aba Integração de Apontamento e a aba Padrões de Apontamento.
Pedido de compra (PDC):
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'PDCOM';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização' e em Perfil de operação, marque a opção 'Tomador';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro da aplicação:
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente entradas';
2.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
2.4. Na aba Devolução, no campo Devolução, selecione a aplicação de devolução e no campo Devolução Simbólica, selecione a aplicação da devolução simbólica;
2.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro do CFOP:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
3.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Serviço' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
3.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 2;
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Envio da matéria prima para terceiros (Remessa PDC):
1. Cadastro do almoxarifado:
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Estoque / Almoxarifado;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Almoxarifado, informe a descrição do almoxarifado;
1.3. No campo Destinação, selecione a opção 'Processo Produtivo';
1.4. Na aba Localização, clique em Inserir e informe os dados de localização do almoxarifado;
1.5. Na aba Agente - Terceiro, clique em Inserir e insira o agente que irá receber as demandas (agente de terceiro);
Observação: O tipo de estoque deve ser PT (Material em Poder de Terceiro).
1.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do código de ação:
2.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'NFVEN';
2.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização', em Perfil de operação, marque a opção 'Tomador' e em Tipo de nota fiscal, marque a opção 'Nota mestre';
2.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro do tipo de documento:
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Vendas / Cadastros / Tipo de documento;
3.2. Clique em Inserir, no campo Tipo de documento, selecione a opção 'Nota Fiscal' e no campo Finalidade, selecione a opção 'Normal'; 
3.3. No campo Código de ação, selecione a ação configurada no passo 2;
3.4. Na aba Estoque, sub aba Configuração de Filtros de Estoque é necessário inserir o almoxarifado e a localização de DP da demanda; 
3.5. Na sub aba Configuração de Saídas/Entradas, marque o parâmetro 'Movimenta estoque';
3.6. Em Dados do Movimento, insira o almoxarifado, localização e natureza DP para a saída da demanda com o tipo de movimento de saída;
3.7. Em Destino Material de Terceiro, no campo Tipo movimento, selecione o tipo de movimento de entrada para PT (Material Poder de Terceiro);
3.8. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
4. Cadastro da aplicação:
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
4.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
4.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
4.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
5. Cadastro do CFOP:
5.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
5.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Remessa' e marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
5.3. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 4;
5.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Recebimento de nota fiscal efetiva e simbólica:
1. Cadastro do código de ação:
1.1. No Menu, clique em Todos os Módulos / Configurações Globais / Todos os módulos / Códigos de ação;
1.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Tipo de ação, selecione a opção 'RECEB';
1.3. Na aba Material de Terceiro, no campo Tipo de operação, selecione a opção 'Industrialização', em Perfil de operação, marque a opção 'Tomador' e em Tipo de nota fiscal, marque a opção 'Nota detalhe';
1.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro da aplicação (Demanda):
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
2.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente saídas';
2.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
2.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
3. Cadastro da aplicação (Item produzido):
3.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / Aplicação do produto;
3.2. Clique em Inserir e na aba Geral, no campo Uso para, selecione a opção 'Somente entradas';
3.3. Em Movimentar estoque quando usar essa aplicação, marque o parâmetro 'Sim';
3.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: É necessário cadastrar duas aplicações:
Demanda: A aplicação deve ser de saída e movimentar estoque.
Item produzido: A aplicação deve ser entrada e movimentar estoque.
4. Cadastro do CFOP (Demanda):
4.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
4.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Devolução/Retorno';
4.3. No campo Tipo de retorno, selecione a opção 'Simbólico';
4.4. Marque o parâmetro 'Caracteriza devolução';
4.5. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 2;
4.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
5. Cadastro do CFOP (Item produzido):
5.1. No Menu, clique em Empresarial / Tributos / Cadastros / CFOP;
5.2. Clique em Inserir, na aba Geral, no campo Controle de Terceiro, selecione a opção 'Serviço';
5.3. Marque o parâmetro 'Entra no faturamento';
5.4. Na aba Tributação, em Aplicações vinculadas ao CFOP, vincule a aplicação do movimento cadastrado no passo 3;
5.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: É necessário cadastrar duas CFOP:
Demanda: O campo controle de terceiro deve ser devolução/retorno e o tipo de retorno simbólico com a opção marcada caracteriza devolução. Na aba tributos vincular a aplicação do movimento da demanda.
Item produzido: O campo controle de terceiro deve ser serviço com a opção marcada entra no faturamento. Na aba tributos vincular a aplicação do movimento do item produzido. 
Cadastro dos itens:
1. Cadastro do item (Produzido):
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Grupos e itens;
1.2. Na aba Itens de Estoque, clique em Inserir;
1.3. Na aba Geral, no campo Definição Item, a definição do item deve ser produto acabado ou semi-acabado;
1.4. Na aba Tributação, no campo Código Aplicação Material de Terceiro, selecione a aplicação parametrizada em Pedido de compra (PDC), no passo 2. Cadastro da aplicação;
1.5. Na aba Manufatura, sub aba Geral, no campo Tipo de ordem, selecione o tipo de ordem parametrizado em Ordem de fabricação terceirizada, no passo 4. Tipo de ordem;
1.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
2. Cadastro do item (Demanda):
2.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Grupos e itens;
2.2. Na aba Itens de Estoque, clique em Inserir;
2.3. Na aba Geral, no campo Definição Item, a definição do item deve ser matéria prima ou embalagem;
2.4. Na aba Tributação, no campo Código Aplicação Material de Terceiro, selecione a aplicação parametrizada em Pedido de compra (PDC), no passo 2. Cadastro da aplicação;
2.5. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Cadastro da lista de materiais:
1. Lista de materiais do item produzido:
1.1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Engenharia de produtos / Lista de materiais;
1.2. Filtre pelo item produzido;
1.3. Na aba Lista de Materiais, clique em Editar;
1.4. Na aba Itens da Lista de Material, selecione o item e clique em Editar;
1.5. Na aba Itens da Lista de Material, campo Operação, selecione uma operação externa;
1.6. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: É necessário realizar esse procedimento para toda estrutura da lista de material, ou seja, editar as demandas que compõem o item produzido e no campo Operação vincular uma operação externa.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar ou alterar o atual para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com o responsável pelo processo dentro da sua empresa.