ERP MEGA - Acesso remoto - Lentidão ao utilizar o Mega ERP no Windows 10
Incidente
Ao acessar as funcionalidades do sistema Mega, através de acesso remoto, via caminho UNC é apresentada lentidão no sistema.
Causa
Este incidente ocorre quando o sistema Mega é iniciado pelo caminho UNC ou quando há um mapeamento para uma determinada unidade, ambos os casos acessando Servers Windows que utilizam bloco de controle de arquivo (FCB) para todas as conexões de usuários.
Por exemplo: \\nome_servidor\acesso_mega em ambiente TS.
Quando a Microsoft lançou as versões 1703 e 1803 do Windows 10 , ocorreram outras causas para o incidente informado, considerando também um problema com o gerenciamento de memória do Windows.
O incidente poderá ocorrer quando o Windows tentar carregar a aplicação em partes. Veja como acontece:
- Um aplicativo não é totalmente carregado na memória, o sistema operacional tenta buscar mais do aplicativo no HD (Hard Disk) para que ele continue em funcionamento.
- O sistema operacional não carrega a parte requerida do programa na memória e apresenta uma falta de página (bloco de controle de arquivo - FCB).
Solução
Para que este incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Atualize o seu Windows 10 para a versão superior ou igual à 1709 OS BUILD 16299.461 disponibilizada pela Microsoft;
2. Verifique as configurações de UAC (User Account Control ou Controle de Contas de Usuários) da estação que está acessando o Mega ERP assim como os itens relacionados ao DEP do Windows para que autorizem os acessos da aplicação, para isso, verifique o artigo: Pré - requisitos no Windows para Instalação Mega
3. Certifique que o a versão do Client do Oracle é compatível com a versão do seu Oracle Database, para isso, verifique o artigo: Requisitos técnicos - Mega Planier - Ambientes On Premises (software homologado)