ERP MEGA - Conversão de base de dados para versão Mega Alexandria
A versão Mega Alexandria tem uma série de novidades, algumas delas relacionadas à tecnologia e a estrutura do sistema.
Uma dessas novidades é que na versão Mega Alexandria a estrutura de banco de dados vai usar um padrão de “owner único”. Nesta versão todos os objetos do Oracle utilizados pelo Mega tais como views, types, procedures, tables, sequences, packages e etc, estarão no mesmo owner.
Sendo assim, para atualizar o seu Mega Planier para a versão Mega Alexandria será necessário converter a estrutura de dados da sua instalação de Mega ERP para o novo padrão de owner único.
Como mencionado, a atualização da versão Planier para Alexandria envolve uma reorganização (conversão) da estrutura de dados do sistema, portanto essa não é uma atualização comum como ocorre entre duas versões de Planier e que é feita apenas com o uso do Mega Atualizador.
A migração de Planier para Alexandria envolve passos adicionais e ferramentas complementares, conforme descrito neste conjunto de artigos.
E o que devo fazer para realizar essa conversão?
Se você é um cliente Mega Cloud, você não vai precisar se preocupar com a atividade de conversão de base de dados, o nosso time de especialistas da Mega Cloud vai cuidar dessa tarefa para você.
Importante! Se você é cliente Mega Cloud e tem customizações no seu Mega ERP, você deve entrar em contato com o seu gerente de contas para confirmar se o seu contrato contempla manutenção e migração de customizações, ou se este serviço precisa ser contratado a parte para atualizar o seu Mega ERP para a versão Mega Alexandria.
Se você não é um cliente Mega Cloud e portanto tem o Mega ERP instalado na sua infraestrutura local ou mesmo em um datacenter que não seja o da Mega, você pode solicitar ao seu gerente de contas uma proposta para que o time de serviços da Mega auxilie você na execução das atividades de conversão e atualização. Se você desejar executar o processo por conta própria, é necessário efetuar a leitura desse conjunto de artigos sobre o processo de migração, pois trata-se de um processo complexo e que necessita do envolvimento de pessoas com conhecimentos técnicos, entre eles a de administração em banco dados Oracle.
O processo de conversão é realizado com o auxílio de uma ferramenta que desenvolvemos especialmente para esse propósito, o Assistente de conversão de bases Mega Alexandria, que executa em sequência os passos e/ou gera os comandos necessários, tornando dessa maneira o trabalho de conversão de base mais ágil e seguro.
Antes de colocar o Assistente de conversão de bases Mega Alexandria para trabalhar é imprescindível você conferir alguns pré-requisitos e observações importantes:
-
Para instalar e usar a versão Mega Alexandria, sua infraestrutura deve estar de acordo os requisitos de Hardware e Software que homologamos para essa versão do sistema. Confira nos artigos:
Quais são as plataformas homologadas para a Mega Alexandria em ambiente On Premises
Quais são os requisitos de infraestrutura para a Mega Alexandria em ambiente On Premises -
Para executar o processo de conversão, sua base de dados do Mega ERP deve estar na versão Planier 4.81.06 ou superior, é recomendado que esteja na última Planier disponível.
-
Ao realizar a conversão da sua base de dados, ela não funcionará mais com a versão Planier, ou seja, após converter a base você obrigatoriamente deverá usar a versão Alexandria.
-
O processo de conversão da base de dados envolve uma atividade de exportação e importação de dump do Oracle Database, portanto é recomendado que o processo seja acompanhado por um profissional com conhecimento em administração de banco de dados Oracle.
-
Por se tratar de uma conversão/migração, é necessário realizar o processo de conversão primeiramente em um ambiente de testes, validar o procedimento e posteriormente executar no ambiente de produção.
-
Como boa prática de gestão de mudanças, sempre antes de fazer uma atualização ou conversão de versão, faça um backup (dump) da sua base de dados.
-
Durante o processo de conversão a estrutura da base de dados (tabelas e sequences) será duplicada, portanto confirme se o seu servidor de banco de dados tem ao menos o dobro de espaço em disco da sua base de dados disponível para você realizar a operação.
-
O tempo de conversão será proporcional ao tamanho da sua base de dados, como referência você pode considerar o tempo que é necessário para realizar o backup e o restore da sua base de dados (expdp e impdp), e mais um tempo adicional para a execução dos scripts de conversão.
- Solicitar via ticket do taskcenter para a área de Delivery e Operations da Mega (D&O), a liberação do Assistente de conversão de bases Mega Alexandria para o seu CNPJ e base de dados, sem essa liberação da área de Delivery e Operations não será possível executar o processo de migração para Alexandria.
Importante: Se você é cliente do segmento de Construção, e tem o Portal de Clientes rodando em uma base de dados separada da base do MegaERP, antes de realizar a conversão/migração para a versão Mega Alexandria você deverá entrar em contato com o seu Farmer (gerente de contas) solicitando a unificação da sua base de Portal de Clientes com a base de Mega ERP.
Se você já conferiu os pré-requisitos acima para converter a sua base de dados e atualizar a sua versão para o Mega Alexandria, você pode conferir o passo a passo de como utilizar o Assistente de conversão de bases Mega Alexandria nesse artigo Como utilizar a ferramenta Assistente para Conversão de bases de dados?