ERP MEGA - Configuração de cobrança dos boletos emitidos no Portal de Clientes
Dúvida
Onde são configuradas as informações de cobrança, dos boletos emitidos pelo Portal de Clientes?
Solução
1. As configurações de cobrança, referente as antecipações e boletos avulsos são configuradas no Portal de Clientes no contrato de cobrança.
Para configurar o contrato de cobrança, realize os passos a seguir:
1.1 Acesse o Portal de Clientes com a visão de Administrador;
1.2. Clique em Parâmetros / Cobrança:
1.3. Selecione o Empreendimento e configure os campos Carteira / Nº de Inscrição da Empresa e Identificação da Empresa e configure os campos de acordo com as informações repassadas pelo banco:
1.4. Acesse o Mega e selecione a filial do empreendimento;
1.5. No menu, clique em Construção / Global construção / Cadastros / Estruturas;
1.6. Selecione o empreendimento desejado, e clique no botão Recebíveis;
1.7. Na aba Padrões para Web / ERP, no campo Contrato Bancário Padrão para o Empreendimento, inclua os dados do banco nos campos Contrato Bancário e Conta Financeira, relacionadas aos dados bancários cadastradas no passo 1.3:
1.8. Configure o parâmetro 'Indicar como default do Empreendimento?', marcando ou deixando desmarcado conforme conceito abaixo:
- Se desmarcado será considerado o contrato bancário cadastrado no contrato, ou parcela. Caso não haja será considerado os dados bancários cadastrados no empreendimento.
- Se marcado será considerado somente os dados bancários do empreendimento, independente de ter cadastrado dados bancários no contrato ou parcela.
Ordem respeitada da configuração do Contrato Bancário para gerar o boleto:
1º: Contrato Bancário definido no Empreendimento (Caso marcado para Indicar como default do Empreendimento?).
2º: Contrato Bancário definido na Parcela e Contrato (Caso desmarcado para Indicar como default do Empreendimento?)
3º: Parametrização feita em Cobrança no Portal de Clientes.
Importante: O item 3 garante que o boleto seja emitido com o Banco cadastrado no Portal, desconsiderando a configuração do Mega dos Itens 1 e 2.
2. Para segunda via de boletos registrados, as informações do boleto são de acordo com a Conta Financeira e Contrato de Cobrança em que a parcela está vinculada.
Para verificar as informações do contrato bancário, realize os passos as seguir:
2.1. Acesse o Mega, e no menu clique em Empresarial / Financeiro / Office banking / Office banking;
2.2. Clique no botão Avançar na Wizard, após selecione a Conta Financeira e clique no botão Avançar;
2.3. Marque os parâmetros 'Envio de arquivo' e 'Cobrança Bancária' e clique no botão Avançar;
2.4. Selecione o contrato de cobrança e clique no botão Editar;
2.5. Selecione a aba Carteira e configure os campos de acordo com as informações repassadas pelo banco:
Observação: Antes de emitir boletos em produção, orientamos que emitam um boleto de teste deixando o banco em homologação, pagar o mesmo e realizar o processamento de retorno, para validar todo o processo, ou então, agendar uma visita de um consultor para auxiliar no processo.