ERP MEGA - Ordem - Ao programar ou abrir uma ordem de produção não é carregada automaticamente sua programação
Incidente
No módulo Manufatura, ao programar ou abrir uma ordem de produção, sua programação não é carregada automaticamente.
Causa
Este incidente ocorre, pois faltam configurações no sistema.
Solução
Para que a programação seja gerada automaticamente após liberar, programar ou abrir uma ordem de produção, realize os passos a seguir:
1. Defina o Horizonte de Planejamento do CRP nos Parâmetros do Manufatura:
1.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Configurações / Parâmetros do Manufatura;
1.2. Na aba Parâmetros Manufatura, selecione a Filial e clique em Editar;
1.3. Na aba CRP, no campo Horizonte de planejamento, preencha com a quantidade de dias para as ordens serem consideradas no planejamento de carga do CRP;
1.4. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Para uma melhor performance, é recomendado horizontes de planejamento inferiores a 120 dias. E a quantidade 0 (zero) inutiliza o horizonte para ordens, ou seja, as programações das ordens não serão geradas automaticamente.
2. Defina o Planejador e o Tipo de Ordem no cadastro do item:
2.1. No Menu, clique Indústria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de produtos / Grupos e itens;
2.2. Na aba Itens de estoque, selecione o item em questão e clique em Editar;
2.3. Na aba Manufatura, sub aba Geral, preencha o campo Planejador com o código do planejador do item e preencha o campo Tipo de Ordem com o tipo de ordem do item.
2.4. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
3. Configure o Tipo de Ordem para integrar com o CRP / Programação da ordem:
3.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Tipos de ordem;
3.2. Na aba Tipos de Ordem, selecione o tipo de ordem em questão e clique em Editar;
3.3. Na aba Tipos de Ordem, sub aba Integrações, marque o campo 'CRP / Programação da ordem';
3.4. Clique em Confirmar para salvar a alteração.
4. Aprove o Processo x Produto cadastrado para o item:
4.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Aprovação de processos x produtos;
4.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
4.3. Desmarque a opção 'Considerar apenas previsão aprovada atual' e clique em Filtrar;
4.4. Na aba Processo x Produtos, selecione o processo em questão e clique em Aprovar.
Observação: Se não for apresentado nenhum Processo x Produto, então é necessário primeiramente cadastrar um Processo Processo x Produto para o item, conforme os passos do artigo: Processo x Produto - Como cadastrar um processo em um produto
5. Defina a composição do item no Processo x Produto com a mesma composição que está na ordem:
5.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos x Produtos;
5.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
5.3. Na aba Roteiro de Fabricação, no campo Composição, preencha com a mesma composição do item na ordem de produção;
5.4. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
6. Defina o Processo x Produto como o principal:
6.1. No Menu, clique em Industria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos x produtos;
6.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
6.3. Na aba Processo x Produto selecione a composição e revisão em questão e clique em Editar;
6.4. Em Processo Produto, no campo Ordem, selecione a opção Principal;
6.5. Cliquem em Confirmar para salvar a alteração.
7. Verifique se a data de início da vigência do Processo x Produto é anterior ao Lead Time da Ordem:
7.1. No Menu, clique em Industria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos x produtos;
7.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
7.3. Na aba Processo x Produto, na coluna Início da vigência, verifique se a data é anterior ao lead-time da ordem em questão:
- Se data de inicio da vigência do processo x produto for anterior ao lead-time da ordem, siga para o passo 8;
- Se data de inicio da vigência do processo x produto for posterior ao lead-time da ordem, então é necessário cadastrar uma nova vigência em que a data seja anterior ao lead-time da ordem, conforme os passos do artigo: Processo x Produto - Como cadastrar um processo em um produto
8. Defina o Centro de trabalho do Processo x Produto como o principal:
8.1. No Menu, clique em Industria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos x produtos;
8.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
8.3. Na aba Processo x Produto, selecione a composição e clique na aba Roteiro de Fabricação, caso não estejam definidas as operações, continue no passo seguinte, caso contrário avance para o passo 8.6;
8.4. No Menu, clique em Industria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos;
8.5. Na aba Processos, selecione o processo em questão e clique na aba Roteiro de Fabricação;
8.6. Na aba Roteiro de Fabricação, selecione a operação e clique em Editar;
8.7. Na aba Centro de Trabalho, no campo Tipo de utilização, selecione a opção Principal;
8.8. Cliquem em Confirmar para salvar a alteração.
Observação: Se o processo possuir mais de uma operação, é necessário realizar o passo acima para cada operação.
9. Defina o tempo de execução para as operações:
9.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Processos x produtos;
9.2. No Filtro Principal, preencha os campos Item inicial e final e clique em Filtrar;
9.3. Na aba Processo x Produto, selecione a composição e clique na aba Roteiro de Fabricação;
9.4. Na aba Roteiro de Fabricação, selecione a operação e clique em Editar;
9.5. Na aba Tempo Processo x Produto, preencha o campo Recurso com o tipo de recurso desejado e os demais campos referentes aos tempos do processo (Ex.: Execução, Setup etc.);
9.6. Cliquem em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: Se o processo possuir mais de uma operação, é necessário realizar o passo acima para cada operação.
10. Vincule um Planejador no Centro de trabalho:
10.1. No Menu, clique em Indústria / Manufatura / Cadastros / Engenharia de processos / Centro de trabalho;
10.2. Na aba Centro de trabalho, selecione o centro de trabalho em questão e clique em Editar;
10.3. Na aba Geral, no campo Planejador, selecione o Planejador para o Centro de trabalho;
10.4. Clique em Confirmar para salvar a alteração.