ERP MEGA - Cobrança Bancária CEF - Ocorrência 53 não cadastrada
Incidente
No módulo Financeiro, ao processar um arquivo de retorno de cobrança bancária no Office Banking, é apresentada a mensagem: Ocorrência 53 não cadastrada.
Causa
Essa mensagem é apresentada, pois a CEF (Caixa Econômica Federal) retornou a ocorrência 53 no arquivo, entretanto essa ocorrência não está cadastrada no sistema.
Solução
Para que essa mensagem não seja mais apresentada ao processar o arquivo de retorno, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Financeiro e clique em Opções / Utilidades / Configuração Office Banking / Configuração Office Banking;
2. Na guia Bancos, expanda o nível Cobrança Bancária;
3. Selecione o banco CEF;
4. Na aba Retorno, sub-aba Ocorrência, clique em Inserir;
5. No campo Código, preencha 53;
6. No campo Descrição, preencha Título DDA recusado pela CIP;
7. No campo Status Retorno, preencha Entrada Rejeitada:
8. Clique em OK.
Observação: Após ajuste, refaça o processamento do arquivo de retorno. Vale lembrar que esse artigo é direcionado para cobrança bancária da CEF, padrão CNAB 240. Para os demais bancos ou demais ocorrências, avalie o artigo Cobrança Bancária - Ocorrência XX não cadastrada.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar uma nova ocorrência para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.