ERP MEGA - Consolidação de Balanços – Como cadastrar uma estrutura organizacional e seus percentuais de participação
Dúvida
Como cadastrar uma estrutura organizacional e seus percentuais de participação no módulo Consolidação de Balanços?
Solução
Para cadastrar a estrutura da investidora e suas filiais ou empresas que ela participa, com seus respectivos percentuais de participação, siga os passos a seguir:
Importante! Antes de cadastrar uma estrutura organizacional, é preciso ter um período fiscal cadastrado.
1. Na barra inferior do Mega, você deve selecionar o ano do período fiscal cadastrado;
2. Acesse o módulo Contabilidade / Configurações / Estrutura Organizacional;
3. Selecione a visão;
Observação: utilize a visão padrão (Visão CVM) para a consolidação da sua estrutura organizacional principal. Caso precise realizar a consolidação de uma estrutura organizacional diferente (consolidação intermediária) e posteriormente apresentar seu resultado dentro da consolidação principal (consolidação gerencial) consulte os artigos Mais possibilidades na hora de consolidar e Como configurar uma consolidação intermediária.
4. Selecione o mês desejado e clique em Inserir;
5. Informe a empresa investidora, a investida e a porcentagem de participação da investidora;
Importante! Neste momento você deve destacar se a investidora possui controle sobre a investida e, caso não, se poderá realizar lançamento contábil de equivalência patrimonial. Além disso, poderá cadastrar um investidor via SCP.
6. Confirme;
Dica! Para evitar que tenha que cadastrar a mesma estrutura em diferentes meses, você pode ganhar tempo com o botão Outros / Copiar estrutura e utilizar uma estrutura cadastrada em um mês anterior.
Veja também:
Consolidação de Balanços – Configurações, cadastros e como realizar.