ERP MEGA - Consolidação de Balanços – Configurações, cadastros e como realizar
Quer saber tudo sobre a Consolidação de Balanços? Confira este artigo!
1. O que é a Consolidação de Balanços?
2. O que a ferramenta da Mega oferece?
3. Configurações e cadastros necessários
1. O que é a Consolidação de Balanços?
A Consolidação das Demonstrações Contábeis, tradicionalmente conhecida por Consolidação de Balanços, é uma técnica contábil que consiste na unificação das demonstrações contábeis da empresa Controladora e de suas Controladas, ou, se preferir, Investidora e Investidas.
Caso você queira saber mais sobre o assunto, acesse esses artigos do nosso blog:
Tudo o que você precisa saber sobre Consolidação de Balanços;
Aprenda tudo sobre Método de Equivalência Patrimonial - MEP.
2. O que a ferramenta da Mega oferece?
Nós aqui da Mega desenvolvemos uma ferramenta totalmente integrada ao nosso ERP. Ela vai fazer a Consolidação de Balanços, cálculo e contabilização da Equivalência Patrimonial e a elaboração das Demonstrações Contábeis Consolidadas.
Caso queira saber mais sobre a ferramenta, acesse: Consolidação de Balanços.
3. Configurações e cadastros necessários
3.1 Configurações gerais:
Personalize os nomes das organizações;
Cadastre um investidor via SCP, se necessário;
Cadastre uma estrutura organizacional e seus percentuais de participações.
3.2 Equivalência Patrimonial:
Crie os grupos do patrimônio líquido e os vincule aos padrões e contas contábeis;
Vincule contas contábeis de investimentos para cada investidora;
Cadastre os parâmetros de contas do lançamento da equivalência patrimonial.
3.3 Consolidação de Balanços:
Crie os planos de Consolidação e Publicação;
3.4 Configurações caso haja uma organização não controlada pelo Mega:
Cadastre a organização externa;
Cadastre um plano de contas à organização externa;
Importe os saldos contábeis da organização externa.
3.5 Configurações para uma consolidação intermediária (opcional):
Esta configuração é utilizada quando você precisa realizar a consolidação de uma estrutura organizacional (consolidação intermediária) e posteriormente apresentar seu resultado dentro da consolidação principal (consolidação gerencial).
Saiba mais sobre essa funcionalidade disponível a partir da versão 4.81.06: Mais possibilidades na hora de consolidar.
Como configurar uma consolidação intermediária.
Faça a Equivalência Patrimonial.
5. Consolidação:
Faça as eliminações/reclassificações num plano de consolidação;
6. Publicação: