TECNOLOGIA - Integração Senior X - Pendências de integração na tabela RTC_PENDENCIES afetando a performance do sistema
Incidente
Durante a utilização de diversas rotinas do sistema, é possível perceber lentidão e/ou perda de performance em rotinas devido ao alto volume de pendências registradas na tabela RTC_PENDENCIES.
Causa
A situação ocorre na grande maioria das vezes devido a ter sido iniciada a parametrização da integração com a Plataforma Senior X, mas atualmente o ETL (aplicativo responsável por fazer a limpeza das pendências), não estar corretamente configurado ou estar offline/inativo.
Solução
Atenção
- Para clientes que possuam ambiente Cloud Senior, as ações registradas neste artigo são ações de responsabilidade de IT Services;
- Para clientes que possuem ambiente OnPremise, o atendimento relacionado as rotinas do ETL, registros da tabela RTC_PENDENCIES (inclusive sua limpeza), são realizados pela equipe de Suporte Aplicativos da Tecnologia;
- Para verificar rapidamente a quantidade de registros de pendências na tabela RTC_PENDENCIES, você poderá executar o seguinte select na base de dados do sistema: SELECT COUNT(*) FROM RTC_PENDENCIES. Um número maior que 2.000 já denota um ponto de atenção. Número expressivos (exemplo: acima de 100.000 registros, já denotam falha de parametrização ou serviços offline indevidamente).
Para resolver essa situação, verifique a realização dos processos indicados abaixo:
1. Caso realmente deva existir comunicação entre o ambiente XT e a Plataforma Senior X
1.1. Você deve verificar se todos os serviços de comunicação com a Plataforma estão online, principalmente o ETL. Para maiores informações, consulte o artigo TECNOLOGIA – Integração Senior X – Como testar a conectividade dos componentes ERP Service, ETL e RabbitMQ e verificar tráfego de integrações específicas entre ERP e WMS SILT/ALCIS
1.2. Tome as ações adequadas para que o ETL esteja online e esteja apto a fazer a limpeza das pendências da tabela RTC_PENDENCIES.
2. Caso realmente não deva existir comunicação entre o ambiente XT e a Plataforma Senior X (ou seja, foi iniciada a parametrização, mas a integração não será utilizada)
2.1. Neste caso, é necessário que você verifique:
2.1.1. A limpeza dos registros das tabelas (necessário apoio do DBA da sua empresa para que a tabela seja limpa)
2.1.2. Desativação/deleção das triggers de replicação (são as triggers padrões do banco de dados que tem prefixo "RTC"). Podem existir diversas triggers na base de dados, dependendo de quais módulos foi iniciado o processo de implantação;
Importante
- Para garantir que as triggers não sejam reativadas a cada Personalização/Consistência de Base ou Atualização, você deve verificar com seu DBA a criação de recursos que garantam que essas triggers não sejam mais habilitadas (Exemplo: uma Stored Procedure);
- As triggers indicadas abaixo não podem ser DELETADAS, elas podem no máximo serem desativadas. Caso elas sejam deletadas, o sistema não será mais inicializado indicando a ausência dessas triggers:
- RTC_REPLICATIONDEF_SD
- RTC_REPLICATIONDEF_SI
- RTC_REPLICATIONDEF_SU,
Observação
Para mais informações sobre o questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice);