ERP – Cadastro de Bens – Como sugerir mais de uma conta contábil no rateio do bem para utilizá-lo na contabilização
Dúvida
Como sugerir mais de uma conta contábil no rateio do bem para utilizá-lo na contabilização, no módulo Gestão de Patrimônio?
Solução
Não é possível fazer o rateio de um bem para mais de uma conta contábil, isso é possível apenas para o centro de custo.
O sistema não permite essa situação no patrimônio pois ao cadastrar um bem com duas contas contábeis é realizada uma divisão do local do bem, o que não é possível com 1 Item, já que não há como um bem estar ao mesmo tempo em locais diferentes. Desta forma, o patrimônio aceita apenas 1 conta contábil.
Segue sugestão de como gerar a contabilização do bem utilizando contas contábeis diferentes:
1. Cadastro da espécie onde estão informadas duas contas contábeis, duas contas de depreciação e a indicação de 1 centro de custos:
2. Embora no cadastro no espécie seja informado apenas 1 centro de Custos, é possível ativar o Identificador de regras PAT-670RATNF0, e com ele ativo o sistema considere os rateios da nota fiscal, neste caso, suprindo a necessidade de mais de um centro de custos para o mesmo bem.
Lançamento de nota fiscal em Suprimentos com a indicação de dois centros de Custos, para que o sistema assuma o Centro de Custos lançado na nota e não o indicado na Espécie (apenas 1403):
3. Após realizar a integração com tributos e a criação do bem na tela F670EBN, o bem assumiu as contas contábeis da espécie:
4. Após efetuar o cálculo da atualização patrimonial, consultar o bem na tela F671CBE, onde a localização assume apenas uma conta contábil sendo ela a primeira cadastrada na espécie, a 6030, já o rateio assumiu os indicados no lançamento da nota, conforme esperado ao ativar o identificador de regras:
5. Já ao consultar a depreciação o sistema apresenta na tela Movimento o valor total do cálculo e no botão rateio é apresentado por centro de Custos:
Esse então é o processo possível no Patrimônio, uma conta contábil e dois centros de Custos.
6. Já para a Contabilidade, é possível criar através da forma de contabilização (utilizando o rateio) e a utilização de uma regra a contabilização utilizando as duas contas contábeis da depreciação cadastradas na Espécie e os valores indicados no centro de Custo:
6.1. Foi necessário criar uma regra para que o sistema exclua um lançamento, sem ela o sistema gera 4 lançamentos (já que são dois rateios e foram criados dois itens):
7. Ficando assim a contabilização dividida para duas contas contábeis, conforme definido na forma de contabilização: