ERP - Integração Produção e Estoque - Movimentos de estoque de componentes não ligados à OP ignorados pois nenhum dos modelos, das OPs em aberto no período, possuem o componente marcado como "não utilizado na produção"
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao fazer a integração das Ordens de Produção na tela F660ISP, é apresentada a mensagem: Movimentos de estoque de componentes não ligados à OP ignorados pois nenhum dos modelos, das OPs em aberto no período, possuem o componente marcado como "não utilizado na produção".
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois tem relação com o parâmetro Consumo não apontado na OP, que está no cadastro da transação de estoque na tela F001TES, aba Estoque 2.
Na transação de estoque, esse campo determina se os componentes movimentados com a transação devem ou não ser considerados na integração de ordem de produção própria do SPED Fiscal. Quando este campo estiver definido como Sim, os componentes movimentados no estoque manualmente (sem ligação com OP) serão considerados como componentes (de forma rateada, se necessário) das ordens de produção em aberto no período. O padrão de preenchimento deste campo é Não.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F001TES - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Estoques, verifique se a transação de estoque está com a configuração adequada no campo Consumo não apontado na OP como 'S'. Caso essas movimentações não devam ser consideradas no bloco K235, este campo deve estar parametrizado como 'N':
2 . Acesse a tela F700CMC - Manufatura / Gestão de Engenharia de Produto/Serviço / Composição Modelo / Composição Produto/Serviço, caso este consumo deva ser considerado no bloco K235, configure o produto como um componente no modelo da OP com o campo Utilizado na produção como 'N':
Observação
Para maiores informações sobre o bloco K, verifique o artigo ERP – SPED Fiscal – Como realizar a integração das informações de todos os registros do Bloco K – Senior