ERP Senior X – Cobrança Escritural – Como enviar instrução de protesto automática
Dúvida
Como enviar instrução de protesto automática no módulo Gestão do contas a receber do ERP Senior X?
Solução
Para parametrizar o sistema para envio de instrução de protesto automática, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Instruções bancárias;
1.1. Clique em Adicionar;
1.2. Informe um código para a instrução e uma descrição de sua preferência, a quantidade de dias úteis para protesto e marque a checkbox Instrução de protesto. Ficará como no exemplo:
1.3. Clique em Salvar;
2. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Relacionamentos bancários / Instruções bancárias;
2.1. Clique em Adicionar;
2.2. Informe o banco;
2.3. No campo Instrução bancária, informe a instrução cadastrada no passo 1;
2.4. No campo Código da instrução no banco, informe o código 09;
2.5. No campo Descrição da instrução no banco, informe a mensagem que você deseja que seja impressa no boleto;
Observação
É possível, no campo Descrição da instrução no banco, utilizar algumas variáveis para que a mensagem considere algumas informações que podem variar por título. Clique aqui para acessar a lista de variáveis disponíveis para uso, expandindo a sessão Definições iniciais e descendo a tela até o tópico Instruções bancárias.
3. Acesse a tela Cadastros / Finanças / Portadores / Cadastro;
3.1. Selecione o portador desejado e clique em Editar;
3.2. Siga para a especialização Contas a receber nos detalhes do portador, selecione o registro e clique em Editar:
3.3. Informe, em um dos campos dedicados às instruções bancárias, a instrução cadastrada no passo 1, conforme exemplo:
3.4. Clique em Salvar.
Observação
- Além do cadastro do portador, conforme demonstrado no passo 3, também é possível informar instruções bancárias no cadastro da ocorrência de remessa e no cadastro do cliente, conforme sua necessidade. Caso existam instruções diferentes informadas em cada um destes cadastros, existe uma ordem que o sistema considera para sugerir a instrução a ser enviada. Para mais detalhes sobre a ordem que o sistema considera para sugestão de instruções, acesse o artigo: ERP Senior X – Boletos – Qual a ordem que o sistema utiliza para sugerir instruções bancárias nos boletos
- Por conceito, apenas títulos da espécie duplicata podem ser protestados. A espécie do título é uma informação enviada em remessa e parametrizável no sistema através da tela Cadastros / Finanças / Contas a pagar e receber / Cobrança escritural / Relacionamentos bancários / Espécies de títulos. O conteúdo do campo Código da espécie do título no banco será enviado em remessa. O código correto, equivalente a duplicata, pode ser consultado no manual CNAB de cada banco.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.