HCM – Pendências – Como funciona a rotina de pendências de acertos
Dúvida
Como funciona a rotina de pendências de acertos no módulo Gestão do Ponto?
Solução
Para que a rotina seja habilitada, realize as configurações abaixo:
1. Acesse o módulo Controle de Ponto;
2. Acesse Colaboradores / Históricos / Apuração;
3. Altere para "S" o campo "Participa Processo Acerto", para que a pendência seja gerada;
4. Altere para "S" o campo "Ajusta Ponto", para que a pendência seja gerada para o colaborador, caso contrário, a pendência é gerada direto para o gestor;
5. Acesse Tabelas / Situações / Cadastro;
6. Altere para "S" o campo "Situação de Exceção", para que a situação seja apurada como exceção e gere a pendência de acerto;
7. Acesse Cálculos / Apuração / Definições / Gerais / Aba Processo de Acerto;
8. Informe no campo "Dias para a expiração" a quantidade de dias úteis para expirar a pendência após sua criação/apuração;
9. Informe no campo "Limite de dias após fechamento" a quantidade de dias úteis após encerrar o período que o colaborador tem para ajustar o ponto, após isso o período todo é expirado;
10. Informe no campo "Bloqueia pendência após expirar" se deseja bloquear a pendência para o colaborador após expirar;
11. Informe no campo "Permite assumir pendência de liderado" se o gestor pode fazer acerto em um dia com pendência que está com o colaborador;
12. Informe no campo "Permite concluir pendência não tratada" se o gestor pode concluir pendência não tratada;
Importante:
Para mais informações sobre os campos, você pode pressionar F1 com o cursor dentro do campo e consultar a documentação da tela disponível ou a ajuda do sistema no Gestão do Ponto.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.