Suporte Senior - Como funcionam os acessos aos sistemas quando há inativação do Contrato com a Senior
Dúvida
Como funcionam os acessos aos sistemas quando há inativação do Contrato com a Senior?
Observação
Esta inativação pode ser tanto por inadimplência como também por cancelamento total do contrato.
Solução
Importante
- Este artigo descreverá informações com relação aos modelos de contratação dos sistemas da Senior. Verifique o contrato completo dos sistemas da Senior. Clique aqui para acessar o Contrato.
- Para verificar detalhes do contrato ATST do sistema Gestão Empresaria | ERP, verifique o artigo Suporte Senior - Contrato de Licença de Uso, Atualização de Software e Suporte Técnico (ATST) dos sistemas Gestão Empresarial | ERP
Os acessos aos sistemas Senior quando o contrato está inativo podem variar de acordo com o tipo de contrato estabelecido com a Senior.
Os tipos de contrato podem ser:
- CDU - Cessão de Direito de Uso. Neste modelo o sistema está instalado em ambiente OnPremise e o suporte é prestado mediante pagamento mensalidade do contrato ATST.
- LUT - Licença de Uso Temporário - é basicamente um aluguel do sistema, mas ele ainda continua instalado no ambiente do OnPremise do Cliente. A mensalidade paga para a Senior dá direito ao acesso ao sistema e ao Suporte.
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SAAS - Software as a Service - Neste modelo a Senior disponibiliza o sistema em ambiente Cloud próprio. A mensalidade paga para a Senior dá direito ao acesso ao sistema e ao Suporte.
Importante
Para maiores detalhes sobre as formas de licenciamento, verifique o contrato de licenciamento com a Senior (já citado anteriormente neste artigo).
Atenção
Diversos sistemas da Senior possuem rotinas de atualização automática de licenças/proprietária. Desta forma, garante-se de que os sistemas estarão sempre executando com base no estado atual do licenciamento/contrato. Sendo assim, é muito importante que internamente no Cliente haja conhecimento dos impactos de uma inativação de contrato junto à Senior.
Abaixo seguem informações de como fica o acesso aos sistemas Senior quando há inatividade do contrato (seja por cancelamento do contrato ou inatividade por inadimplência).
Contrato CDU (OnPremise)
O Cliente poderá continuar utilizando os recursos do sistema em seu ambiente, pois a licença CDU dá direito a essa continuidade.
No entanto, os seguintes recursos ficam indisponíveis enquanto que o contrato estiver inativo:
- Acesso ao Suporte Técnico (contrato ATST não fica em vigor);
- Atualização do sistema não disponível.
Contrato LUT (OnPremise)
A partir do momento que há inativação do contrato tanto o acesso ao sistema como o acesso ao Suporte serão encerrados.
Isso ocorre porque o LUT é uma modalidade semelhante ao de aluguel. Logo, se não há o pagamento do aluguel, não há possibilidade de usufruir do que foi alugado.
Contrato SAAS (Cloud Senior)
Para sistemas que são disponibilizados em Infraestrutura Cloud Senior (Exemplo: Gestão Empresarial | ERP, Gestão de Pessoas | HCM), quando o contrato é inativado/cancelado:
- Há possibilidade de disponibilização de um backup da base de dados (em formato do banco de dados utilizado) ;
- O ambiente do Cliente é desativado no Cloud Senior;
- O acesso ao ambiente é totalmente interrompido;
- O Suporte não prestará mais atendido.
Importante
Caso o Cliente precise de acesso aos módulos SAAS para consulta, é necessário possuir o contrato ativo, mesmo que com quantidade menor de usuários/módulos licenciados. Neste caso, é necessário o contato do Cliente com a área Comercial da Senior para validar a sua necessidade e executar a negociação adequada, de forma que o contrato continue ativo, permitindo o acesso ao sistema;
É importante frisar que qualquer negociação para diminuição de licenças deve ser realizada antes do cancelamento/inativação completa do contrato. Do contrário, os dados do ambiente Cloud podem ser apagados (sem prévio aviso), e a reativação do contrato pode ser considerada uma nova aquisição de licença.