ERP – Operações e Cálculos Fiscais – Na apuração dos impostos tipo 41-PIS e 42-Cofins, ao utilizar a rotina de Gravação Prévia os ajustes manuais não são salvos
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao utilizar a rotina de Gravação Prévia os ajustes manuais não são salvos.
Causa
A finalidade do Gravar Prévia é salvar e consultar prévias do valor a pagar, porém sem gravar dados na apuração oficial, pois caso contrário poderia ser exportado em arquivos fiscais e/ou gerar uma guia a pagar em valor que não é o definitivo. O valor apurado em si fica salvo corretamente nas prévias, mas os ajustes a nível de dispositivo fiscal ficam somente na apuração. Essas prévias podem também ser gravadas periodicamente via processo agendado, permitindo visualizar o valor aproximado a ser recolhido sem depender de um usuário apurando. Claro que esse valor seria somente aproximado por não contemplar esses ajustes.
Entendemos que existe uma expectativa em recuperar os dados ao realizar uma nova apuração, parecido com o que a apuração do IR/CSLL faz. Mas aqui não se trata de um problema na rotina, pois nunca foi o propósito gravar os dados nas tabelas da apuração oficial e/ou recuperar prévias salvas anteriormente.