HCM - S-1210 - 1861 - CPF do dependente XX inválido. Ação sugerida: Deve ser um CPF de dependente cadastrado no RET do eSocial ou no grupo de Informações de Dependentes do próprio evento
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao enviar o S-1210 é retornada a seguinte mensagem de erro: Código 1861 - CPF do dependente XX inválido. Ação sugerida: Deve ser um CPF de dependente cadastrado no RET do eSocial ou no grupo de Informações de Dependentes do próprio evento.
Causa
Este incidente ocorre, pois no S-2200/S-2300 não foram enviadas as informações de dependentes e no S-2205 enviado com a informação dos dependentes foi enviado com data de alteração posterior ao pagamento informado no S-1210.
Solução
Para que esse incidente não ocorra realize os passos a seguir:
Importante: A versão do sistema deverá estar na versão 6.10.3.63 ou superior.
1. Acesse o módulo Administração de Pessoal
2. Acesse eSocial / Utilitários / Ajustar Dependentes eSocial, informe uma competência anterior ao que consta no leiaute S-1210 e os demais dados:
3. Acesse eSocial / Gerar Não Periódicos, informe o colaborador e processo o S-2205 gerado;
4. Acesse eSocial / Consulta Pendências, processe o leiaute e aguarde retornar com sucesso;
5. Acesse eSocial / Eventos Periódicos / Envio Declaração Mensal;
5.1 Informe o Tipo Envio como 2 - Total (Reenvia todos colaboradores sem verificar se houve alteração);
5.2 Selecione o colaborador;
5.3 Marque o leiaute S-1210;
5.4 Clique em Processar:
6. Acesse eSocial / Consulta Pendências, processe o leiaute e aguarde retornar com sucesso.
Importante
Caso tenha S-2299 enviado o mesmo deve ser excluído utilizando a rotina de Exclusão de Pendencias conforme o artigo: HCM - S-2299 - Como excluir leiaute já enviado.