ERP– Operações e Cálculos Fiscais– Como gerar outros débitos referente as parcelas de importação de máquinas para uso no Ativo Imobilizado nas apurações de ICMS
Dúvida
Como gerar outros débitos referente as parcelas de importação de máquinas para uso no Ativo Imobilizado nas apurações de ICMS, no módulo de Gestão de Tributos?
Solução
Para realizar o cálculo de outros débitos na apuração de ICMS, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F070FEF - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Tributos e no campo 'Qtd Parc. Parcelamento Imp. Import. Apuração ICMS' informe a quantidade de parcelas da operação:
2. Realize a escrituração do documento utilizando uma transação tipo Imobilizado e Natureza de Operação iniciada com 3;
3. Na tela F660NFC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Nota Fiscal de Entrada, e valide se o campo 'ICMS Cobrado Importação' esta corretamente preenchido:
4. Acesse a tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, informe a competência, selecione o imposto de ICMS e clique em calcular;
5. Com a apuração em tela verifique se o campo Outros Débitos foi corretamente populado com o valor da parcela referente a competência:
6. Processe a apuração após as demais conferências.
Importante:
Na geração da quadro 4 da DIME os valores referente as parcelas de importação estão sendo apresentados no Item 70, esta situação já esta sendo verificada por nossa esquipe de negócios e neste momento até a sua liberação o contorno aplicado é a edição do campo e alteração para o Item 40, assim atendendo a orientação do Manual da DIME.
Para mais informações do CIAP, consulte o artigo ERP - CIAP - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração e cálculo do CIAP (Índice).