GKO FRETE - Imposto - Como configurar um elemento de custo para que o mesmo seja isento do imposto ICMS, para alguns estados específicos
Dúvida:
Como configurar um elemento de custo para que o mesmo seja isento do imposto ICMS, para alguns estados específicos, no módulo de Regras de ICMS.
Solução:
Este artigo indica a configuração necessária, quando há a necessidade de parametrizar a isenção de ICMS para um estado especifico, em um elemento de custo especifico. Para este processo, realize os passos abaixo:
1.0 Primeiramente, é necessário definir nas configurações gerais do sistema, que temos um elemento de custo que pode ser definido como isento em determinadas localidades. Sendo assim, acesse a configuração geral do sistema no botão ;
2.0 Expanda a configuração abaixo, e selecione o elemento de custo que poderá ser parametrizado para isenção em determinadas localidades. No exemplo abaixo, usamos o elemento de custo "Pedágio", e clique em 'Salvar' no botão :
:
4.0 Para definir as localidades que o imposto "Pedágio" será isento. Acesse o menu: Exibir / Apoio / Impostos / Regras de ICMS:
5.0 Pesquise a localidade que a isenção é necessária, e abra o cadastro da mesma com um duplo clique do mouse;
6.0 Clique na aba "Definição de campos" e flegue o campo "Tipo de custo isento de imposto", conforme abaixo:
7.0 Salve o cadastro.
8.0 Após salvar, na aba "Detalhamento das regras", o campo abaixo será habilitado. Flegue o mesmo, e salve o cadastro novamente:
Observações! Será necessário realizar o processo para todas as localidades que o Pedágio deve ser isento. Caso já tenha nota cadastrada e calculada, será necessário regerar as linhas de cálculo e realizar o calculo novamente.
Exemplo de uma linha de cálculo com cadastro isento:
TABELA XX - IMPOSTOS INCLUSO: Não
PEDAGIO:
Valor Taxa Único: 7,5000
Expresso por: 100
Tipo de cálculo: x Base Cálculo
Base de Cálculo: 243,350 Maior Peso por Documento (Kg)
Tipo Arredondamento: Para Maior
Múltiplo de: 100
Base arredondada: 300,00
RESULTADO: 22,50 Imposto Incide: Não Incide no Cálculo: Sim