EDOCS - NF-e - Rejeição NF-e enviada para Contingência SVC - Falha no Esquema XML do lote de NF-e
Incidente
Ao tentar emitir uma NF-e em contingência SVC a mesma é rejeitada pela motivo Falha no Esquema XML do lote de NF-e.
Causa
Essa mensagem pode ocorrer quando é definida uma Justificativa de entrada em contingência que possui caracteres inválidos, de acordo com Schema da NF-e.
Solução
Para resolver essa situação, realize os passos a seguir:
Importante
- O tópico 1 desse artigo demonstrará como efetuar a coleta e a validação do XML no Validador da SEFAZ (isso serve para validar que realmente se trata de geração da tag xJust incorretamente);
- O tópico 2 deste artigo indica de fato os passos para a correção da situação;
- Este artigo tomará como referência a emissão de NF-e. No entanto, essa mensagem pode ocorrer para outros documentos também, tendo a mesma ação aqui descrita.
1. Para verificar coimo que está sendo gerada a tag xJust no XML da NF-e, execute os passos abaixo:
1.1. Habilite a coleta de Log XML, conforme descrito no artigo ERP – eDocs Log XML – Como coletar os XMLs trafegados entre eDocs e SEFAZ/Prefeituras (Logs XML);
1.2. Reemita a NF-e pelo Gestão Empresarial | ERP para poder coletar o XML. A tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal poderá ser utilizada para esse processo;
1.3. Colete o XML enviado para a SEFAZ e faça a validação no Validador da NF-e. Para maiores informações sobre como efetuar essa validação, clique aqui para acessar o Portal da Documentação e procure pelo termo "Validadores XML SEFAZ", para encontrar o passo a passo na Documentação do eDocs;
1.4. No Validador da SEFAZ, você pode verificar se a validação está relacionada a tag xJust. Abaixo segue o print de um exemplo da validação sendo aplicada nesta tag:
2. Para efetuar o ajuste no motivo da contingência no eDocs, execute os passos abaixo:
2.1. Acesse a tela NF-e / Controle de Contingência;
2.1.1. Selecione a Filial que está em contingência e acione o link Sair da contingência, conforme destacado abaixo:
2.1.2. Selecione novamente a Filial que você precisa colocar em contingência e acione o link Entrar em contingência, conforme exemplo abaixo:
2.1.3. Selecione o tipo de contingência SVC e defina uma justificativa válida, que contenha no mínimo 15 caracteres e que não possua nenhum caractere especial (evite utilização de Hífen, Travessão, Acentuação, e qualquer caracteres que possa comprometer a validação do Schema XML).
2.2. Acesse o Gestão Empresarial | ERP e reemita a NF-e pela tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal.