TECNOLOGIA – Integração Senior X – Como testar a conectividade dos componentes ERP Service, ETL e RabbitMQ e verificar tráfego de integrações específicas entre ERP e WMS SILT/ALCIS
Dúvida
Como testar a conectividade dos componentes ERP Service, ETL e RabbitMQ e verificar tráfego de integrações específicas entre ERP e WMS SILT/ALCIS?
Solução
Verifique os passos abaixo para validação se os componentes ERP_Service, ETL ERP e RabbitMQ (instalado no lado do Gestão Empresarial | ERP) estão On-lIne.
Importante
Este artigo menciona questões relacionadas a "Serviços OnPremises". Mesmo que você possua ambiente Cloud da Senior para sistema Gestão Empresarial | ERP, qualquer Serviço integrado com a Plataforma Senior X que não esteja disponibilizado dentro da própria Plataforma Senior X é considerado um "Serviço OnPremise".
Atenção
- As ferramentas de testes indicadas ao longo deste artigo se baseiam em "pings" que são enviados pela Plataforma Senior X para os componentes instalados no ambiente do Gestão Empresarial | ERP (G5 - OnPremise). Portanto, mesmo que um comando "ping" não seja atendido, pode ocorrer que as integrações estejam ocorrendo;
- Os testes descritos abaixo são comumente utilizados quando percebe-se alguma falha de integração entre a Plataforma Senior X e o Gestão Empresarial | ERP. Esses testes podem (e devem) ser utilizados em momentos de implantação das integrações, para validação das configurações. No entanto, esse artigo não tem como objetivo dar o passo a passo de uma configuração da integração. O objetivo deste artigo é apenas reportar as possibilidades dos testes de comunicação entres os componentes envolvidos na integração.
Conceitos sobre componentes
Antes de você realizar os testes e validações descritos abaixo, segue abaixo informações resumidas sobre conceito dos componentes citados neste artigo:
ERP_Service: é um componente que tem como objetivo servir de caminho de integrações no fluxo "Plataforma Senior X -> Gestão Empresarial | ERP (ERP G5)";
ETL ERP: é um componente que tem como objetivo servir de caminho de integrações no fluxo " Gestão Empresarial | ERP (ERP G5) -> Plataforma Senior X". Este componente pode não ser necessário em alguns modelos de integração (Exemplo: versões novas integradas Entre ERP e WMS SILT e integração entre ERP e WMS ALCIS);
RabbitMQ: é uma plataforma de mensageria entre sistemas e é utilizado como canal de comunicação entre Gestão Empresarial | ERP e Plataforma Senior X. Então, os componentes ETL ERP e ERP_Service se utilizam do RabbitMQ para que os registros sejam integrados. Existe um RabbitMQ no lado da Plataforma Senior X e sempre irá existir um RabbitMQ no lado do Gestão Empresarial | ERP.
1. Verifique se os componentes de Integração ERP_Service e ETL ERP estão On-Line no Monitoramento de Serviços OnPremises
1.1. Acesse o Senior X Platform;
1.2. Acesse o caminho Gestão Empresarial | ERP / Integração / Monitor / Serviços On-Premise;
1.3. Verifique se os componentes estão On-Line ou Off-Line:
Importante
- Clique aqui para acessar o Portal da Documentação, procure pelo termo "SERVIÇOS ON-PREMISE MONITORADOS" e verifique mais informações sobre essa funcionalidade;
- Note que não é porque mesmo que os componentes estejam off-line na tela indicada acima, não necessariamente indica que eles não estão processando, apenas que no último teste executado (que ocorreu em até 10 minutos), não houve resposta para o Ping;
1.4. Caso um componente esteja Off-Line, ao clicar em cima do componente você poderá executar um teste de conexão imediato, conforme exemplificado abaixo:
1.4.1. Selecione o componente Off-Line;
1.4.1. Clique no botão Testar conexão on-premise;
1.4.2. No pop-up que abrirá clique em Testar para validar a conexão.
Importante:
- O teste do botão 'Testar Conexão On-Premise' efetua um comando ping (similar ao comando ping que pode ser executado na linha de comando do Windows) para validar a conexão;
- O teste força a validação da conexão mas não altera o status mostrado na tela de Conectividade;
A alteração visual do status ocorre a cada 10min, indiferente do retorno do teste; - O fato de que não houve retorno positivo para o Ping não quer dizer que o componente testado está off-line. Para o ping dar resultado positivo, deve haver uma instância livre para atender essa chamada do teste. Portanto, se existirem instâncias do ERP_Service processando alto volume de integrações, não haverá instância disponível para responder ao comando Ping, gerando um erro de conexão. Esse é um cenário que ocorre muito quando os componentes de integração ficam off-line por um período considerável de tempo, e quanto eles retornam On-Line existem vários registros pendentes de integração que precisam ser processados, não havendo instância do componente disponível para fazer o atendimento do comando ping.
2. Teste da Conectividade com o ERP_Service pela tela de Replicação
Importante
Diferentemente da tela de Monitoramento de Serviços On-Premise indicado no tópico 1, que tem atualização de status a cada 10 minutos, o teste descrito neste tópico 2 envia um comando "ping" no mesmo momento em que é acionado o teste, porém, dar um OK neste teste não mudará o status do componente ERP_Service na tela de Monitoramento de Serviços On-Premise.
Para realizar o teste com ERP_Service, siga os passos abaixo:
2.1 Acesse o Senior X Platform;
2.2. Entre no caminho: Gestão Empresarial | ERP / Integração / WMS / Replicação;
2.3. Clique no link Conectividade G5;
2.4. Ao clicar aparecerá uma mensagem no canto superior direito com o resultado do teste;
Importante
- Este teste tem o mesmo conceito que o teste do botão 'Testar c=Conexão On-Premise' descrito no tópico 1 deste artigo, onde o Servidor envia um comando ping para validar a conexão com o ERP_Service;
- O fato de que não houve retorno positivo para o Ping não quer dizer que o componente testado está off-line. Para o ping dar resultado positivo, deve haver uma instância livre para atender essa chamada do teste. Portanto, se existirem instâncias do ERP_Service processando alto volume de integrações, não haverá instância disponível para responder ao comando Ping, gerando um erro de conexão. Esse é um cenário que ocorre muito quando os componentes de integração ficam off-line por um período considerável de tempo, e quanto eles retornam On-Line existem vários registros pendentes de integração que precisam ser processados, não havendo instância do componente disponível para fazer o atendimento do comando ping;
3. Teste da Conectividade com RabbitMQ On-Premise
Atenção
O processo de integração da Plataforma Senior X para o Gestão Empresarial | ERP é baseado em trocas de mensagens através do componente RabbitMQ. Existe uma instância do RabbitMQ na Plataforma Senior X e deve existir uma instância do RabbitMQ no ambiente onde o Gestão Empresarial | ERP está instalado. O teste descrito abaixo serve para validar que a Plataforma Senior X, através do RabbitMQ, está se comunicando com o RabbitMQ presente no ambiente do Gestão Empresarial | ERP.
Para validar a conectividade com RabbitMQ, siga os passo abaixo:
3.1. Na Plataforma Senior X, acesse o caminho Tecnologia / Administração / Gestão dos Tenants / Serviços/Componentes;
3.2. Clique no botão ao rodapé da tela Testar conexão on premises;
3.3. No pop-up que abrirá clique em Iniciar Teste.
3.4. O retorno do processamento deverá indicar execução OK dos 4 testes descrito no Pop-up. Caso algum dos testes falhe, possivelmente existe uma falha de comunicação entre a Plataforma Senior X e o Gestão Empresarial | ERP, o que comprometeria as integrações.
Importante
Em se tratando de integrações que trabalham com replicação de registro através do ETL ERP, você poderá verificar a fila de pendências de registros que o ETL ERP têm para enviar para a Plataforma Senior X executando o seguinte comando na base de dados do Gestão Empresarial | ERP (ERP G5)
SELECT
COUNT(*), TABLENAME
FROM
RTC_PENDENCIES
WHERE
ID NOT IN (
SELECT
OPERATIONID
FROM
RTC_ERP_AWS_STATUS)
GROUP BY
TABLENAME
4. Validação de processamento de integrações para WMS SILT e WMS ALCIS através do Monitor Logística
Importante
Este tópico orientativo é válido apenas para ambientes integrados entre Gestão Empresarial | ERP e WMS SILT ou WMS ALCIS , onde esteja sendo utilizada a integração padrão através da Plataforma Senior X, onde está disponibilizado o Monitor Logística.
4.1 Acesse o Senior X Platform;
4.2 Entre no caminho: Gestão Empresarial / Integração / WMS / Monitor Logística;
4.3 Valide se estão ocorrendo as integrações através da coluna Último Processamento;
4.4 Caso o último processamento for condizente a data e horário atual, as integrações estão ocorrendo.
Importante
- Lembre-se de que uma ação manual em cima de um registro (exemplo: Reenviar) também pode afetar a data do último processamento. Então atente-se para verificar registros que não tiveram ação manual;
- Você pode verificar os eventos de um registro para poder verificar em qual momento ocorreu o processamento de cada evento;
- Atente-se aos status dos registros para validar que o processamento está ocorrendo também (exemplo: se vários registros estão por muito tempo com status de "Aguardando exportação", pode estar ocorrendo algum problema na integração - por muito tempo, tenha em mente mais de 30 minutos).