ERP – Arquivos Fiscais – Erros na validação da SP - Nova GIA: Tabelas 3_x_4, CRs 10_x_14, Campo Imposto Inconsistente, Posições 39_x_65. Linha nº 51 Tabela 3, CR=10, Campo - BaseCálculo Inconsistente, Posição 24. Linha nº 51 Tabela 3, CR=10, Campo - V
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao tentar validar o arquivo da GIA gerado pelo relatório (CIAE013.GER), são apresentadas as mensagens:
Tabelas 3_x_4, CRs 10_x_14, Campo Imposto
Inconsistente, Posições 39_x_65.
Linha nº 51
Tabela 3, CR=10, Campo - BaseCálculo
Inconsistente, Posição 24.
Linha nº 51
Tabela 3, CR=10, Campo - ValorContábil
Inconsistente, Posição 9.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a origem da diferença nos valores é referente a nota, onde o fornecedor é de SP, mas o término da prestação é em outro estado, exemplo na BA.
Solução
Para resolver o problema na validação da GIA, realize os passos a seguir:
1. Na tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais, altere para 'S' o Valor do parâmetro global UsaEntOri - Indica se o sistema irá utilizar o endereço de entrega e origem da mercadorias nos documentos fiscais e obrigações acessórias:
Observação:
Utilize apenas nesse caso, após gerar a GIA com a informação, volte o parâmetro para o Valor 'N'.
2. No cadastro do fornecedor da nota de frete, informe 'S' no campo Tem Origem da Mercadoria na aba Cadastro:
3. No botão Origem Mercadoria, cadastre a origem com o CNPJ e endereço do cliente da nota de venda:
4. Na nota em tributos, tela F660NFC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Nota Fiscal de Entrada, informe a Sequência Origem da Mercadoria, que foi cadastrada no passo anterior no fornecedor:
5. Acesse a tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, e recalcule a apuração do ICMS;
6. Acesse a Nova Gia em Controladoria / Gestão de Tributos /Arquivos Fiscais/ Relatórios/ Arquivos Eletrônicos, e execute o relatório.