ERP – SPED Contribuições – Como escriturar créditos provenientes de notas fiscais de entrada com série não fiscal para considerar na apuração do PIS e COFINS e no SPED no registro F100
Dúvida
Como escriturar créditos provenientes de notas fiscais de entrada com série não fiscal para considerar na apuração do PIS e COFINS e no SPED no registro F100 no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Para escriturar, realize os passos a seguir:
1. Na tela F660IDN-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Integrações / Documentos não fiscais, integre as notas fiscais lançadas na Gestão de Suprimentos:
1.1. Na tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro, o campo Utilizado para Impostos no cadastro da Série da NF informe 'O' - Outros Documentos:
2. Na tela F660BLA-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Consultas / Lançamentos, aba Outros Documentos consulte as notas integradas:
3. Na tela F660ODC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Outros Documentos, consulte o documento gerado no item 2 e verifique se os campos abaixo estão preenchidos;
Documento, Sequência, Data Operação, Fornecedor, Entrada, Transação, Produto ou Serviço, Valor da Operação, Base Cálculo Crédito, Situação Tributária do PIS e COFINS e os valores referente ao PIS e COFINS:
3.1. Na tela F001TNC-Cadastros / Transações / Dados Complementares, cadastre a Base Cálculo Crédito para a transação da nota fiscal:
4. Na tela F661I12 – Resumo de Apuração do Imposto consulte o documento na aba crédito:
5. Na tela F669SPC - Controladoria / Gestão de Tributos / Arquivos Fiscais / Federais / SPED Contribuições, gere o arquivo do Sped Contribuições;
5.1. O documento será gerado no registro F100: